Você sabia que um ex-aluno da USP é medalhista olímpico?

Douglas Vieira conquistou a medalha de prata no Judô nos Jogos de 1984 enquanto cursava Educação Física na EEFE

por David Ferrari

Douglas se tornou o primeiro brasileiro a chegar em uma final olímpica no Judô. Fotos: Douglas Vieira/Arquivo pessoal
.

Disputar os Jogos Olímpicos é um sonho para muitos atletas. Esportistas das mais diversas modalidades têm como meta subir ao pódio e receber a medalha da competição fundada por Pierre de Coubertin. O JC mostrou a história de Giulia Guarieiro, estudante de Relações Públicas que disputará os Jogos de Tóquio 2020 com a seleção brasileira de handebol. Mas é possível participar da Olimpíada e ganhar uma medalha estando ainda na graduação?

A resposta é sim. E quem diz isso é Douglas Vieira, medalhista de prata no Judô nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles (EUA), enquanto cursava Educação Física na EEFE da USP. Douglas estava no terceiro ano de sua graduação quando foi disputar o mais importante evento esportivo do mundo.

A rotina dele naquela época era composta por estudos, treinos e trabalho. Uma hora ele estudava cinesiologia, a ciência do movimento, hora seguinte aprimorava a capacidade de dar um ippon (movimento considerado perfeito no Judô, que dá a vitória a quem lhe aplicou) e depois dava aulas da modalidade a jovens e crianças – sua principal fonte de renda.

Apesar da tripla vida, o agora treinador da Seleção Brasileira Sub-21 de Judô garante que nunca teve seu desempenho acadêmico ou esportivo afetado. “Não tive queda de rendimento [por estudar e ser atleta ao mesmo tempo], aliás, quando eu estava na faculdade, foi a minha melhor fase. Tive um ótimo rendimento, tanto é que eu cheguei ao máximo”, afirma.

Douglas sabia que estudar era importante para sua vida futura. Ele sonhava em se tornar treinador de alto desempenho. Com o tempo, percebeu que a graduação ajudava em outra área, a psíquica. Enquanto treinava, ele aprimorava a questão física, mas, ao estudar, conseguia se recuperar fisicamente e desenvolver sua capacidade mental.

“Eu sempre tive dentro dos meus planos a questão dos estudos, então, desde que eu comecei no Judô com 4 anos, eu estudei no primário, fundamental e médio sempre acompanhado do judô”Douglas Vieira, medalhista olímpico

O primeiro a chegar numa final

Douglas Vieira ingressou na USP em 1981. Três anos depois, o ainda estudante trancou um semestre do curso para focar na Olimpíada em Los Angeles. No mês de julho de 1984, ele partiu do Brasil para a cidade estadunidense em um voo repleto de atletas sem imaginar que algumas semanas depois entraria para a história do Judô nacional.

Nos Jogos de Munique, 1972, o Brasil havia conquistado a primeira medalha olímpica na modalidade, a de bronze com Chiaki Ishii. Doze anos depois, Douglas venceu três combates consecutivos e já tinha igualado o feito. Seria isso suficiente? Para o jovem de 24 anos, não.

Douglas Vieira venceu o quarto combate e chegou à final. Tornou-se o primeiro brasileiro a ser finalista olímpico no Judô. A luta era contra o sul-coreano Hyeong-Ju. Após sete minutos de um aparelho combate, sem ninguém ter conseguido executar o tão sonhado ippon, a decisão fica nas mãos dos árbitros. Os juízes consagram o atleta asiático vencedor. Douglas, medalha de prata.

Apesar de não ter voltado com o ouro, Douglas diz que o resultado contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. “Ser o primeiro finalista olímpico trouxe bastante confiança aos atletas e isso abriu as portas para os patrocinadores. Todos começaram a acreditar que poderiam chegar nas finais, até ser campeão olímpico”, conta.

A trajetória não chegou ao fim

Vieira se formou no curso de Educação Física e continuou em sua carreira esportiva. Na década de 1990, iniciou a transição dos tatames para a vida de treinador da modalidade. O judoca disputou ainda campeonatos mundiais e encerrou sua trajetória internacional nos Jogos Pan-americanos de Cuba 1991, passando então a disputar apenas competições nacionais. Quatro anos depois, ele confirmou a sua aposentadoria como atleta.

Desde então, Douglas tem se dedicado à modalidade como treinador. Ele chegou a treinar a seleção chilena em uma Olimpíada e, atualmente, comanda os atletas sub-21 da Seleção Brasileira.