Ampliação no bandejão da física atrasa em mais de um ano; vários problemas afetaram os alunos

Obras eram para começar em outubro de 2009; prazo atual é agosto
Local da ampliação; capacidade irá expandir em 71% (foto: Mateus Luiz de Souza)

Diferentemente de alguns fenômenos físicos que acontecem em um curto espaço de tempo, a reforma do bandejão do Instituto de Física caminha a passos de tartaruga. Foram 480 dias entre a previsão inicial, em 1º de outubro de 2009 e seu início, em 24 de janeiro deste ano.

A urgência das obras já era admitida pelo próprio coordenador da Coseas, Waldyr Antonio Jorge. “As instalações estavam se tornando inviáveis. Estamos modernizando-o para uma melhor prestação de serviços”.

O restaurante aumentará seu número de assentos em 71%, de 140 para 240 lugares, além de passar a contar com três balcões de refeições, antes apenas um. Buscará, assim, resolver seu principal gargalo: as longas filas e a falta de lugares.

480 dias de demora

Durante todo esse período, uma série de problemas atrapalhou os jantares de alunos que tiveram de se deslocar a restaurantes mais longe. Ainda em 2009, o bandejão fechou suas portas para as obras, mas foi reaberto em 22 de fevereiro de 2010 sem nenhuma ampliação, somente com infiltrações reparadas. A empresa vencedora da licitação na época desistiu por considerar muito baixo o valor pago pela obra (R$910.000,00). Já a atual empreiteira, Flasa Engenharia e Construções Ltda., venceu a licitação no valor de R$862.005,24, inferior ao processo licitatório passado.

No dia 2 de agosto de 2010, novo fechamento. Sem qualque aviso prévio, o restaurante parou de servir refeições à noite. O motivo, naquela ocasião, fora a falta de funcionários. Servindo cerca de 800 refeições diários no período noturno, o restaurante já não comportava um número tão grande de usuários sem a ampliação de seu espaço físico.

Para a Coseas, entretanto, com as obras não será mais necessária a contratação de novos funcionários. “O mais importante não é o número de funcionários, mas sim a otimização do espaço. Com a reforma, menos será mais”, afirma Waldyr Jorge.

Cumprindo os prazos

O prazo de conclusão da obra é de 210 dias, ou seja, a previsão de entrega é para o próximo 22 de agosto. Para menores transtornos aos alunos, o restaurante da Cocesp, próximo ao Instituto de Física, passou a ficar aberto na parte da noite e aumentou de um para dois os seus balcões de refeições.