Instituto Butantan se associa à USP

Para muitos pesquisadores, mudanças decorrentes da união não estão claras
Carlos Jared, cientista do Butantan, avalia como positiva a associação com a USP (foto: Yuri Gonzaga)

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, agora é uma entidade associada à Universidade de São Paulo. A decisão foi tomada em sessão do Conselho Universitário no final de agosto. Antes, vários pesquisadores do Butantan já participavam de programas de pós-graduação em unidades como o Instituto de Biociências, o Instituto de Química, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biomédicas.

Carlos Jared, pesquisador do Butantan, acredita que a mudança trará grandes benefícios para os cursos de pós-graduação do Instituto. “Até agora, nossos cursos eram em conjunto com as unidades da USP. Com a associação, poderemos ter uma pós que dialogue  com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com a intermediação da universidade”, explica.

Mas para alguns pesquisadores ainda não está claro como será essa troca entre o Instituto e a USP. “Estamos com um Fórum de Discussão para tentar entender quais serão as mudanças e como será nossa inserção na universidade. Ainda não sei como essa associação pode nos ajudar ou ajudar a universidade. Acho que só mais para frente conseguiremos identificar as reais alterações”, comenta Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Diretora do Laboratório de Bioquímica do Instituto Butantan.

Apoio à pesquisa

O Butantan é o principal produtor brasileiro de soros terapêuticos e vacinas, referência internacional em pesquisa científica de animais peçonhentos e em toxinologia. Para desenvolver suas pesquisas, o Instituto recebe financiamentos principalmente da Fapesp, mas também conta com verbas oriundas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e de parcerias com empresas do setor privado.

“Sempre consegui financiamento para os meus projetos. Além disso, os equipamentos dos laboratórios do Instituto são os mesmos que você encontra nos principais centros de pesquisa do mundo. Com o investimento recebido, conseguimos montar uma mega infraestrutura”, explica Ana Marisa.

Errata

Diferentemente do publicado na edição 356 do Jornal do Campus, a declaração de Carlos Jared prevê intermédio da USP no diálogo do Instituto Butantan com a Capes. A correção já foi feita na versão digital.