Rodas é nomeado para reitoria da USP

João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito, será o novo reitor da Universidade de São Paulo. A escolha do governador José Serra foi decretada no dia 12 (quinta-feira) e publicada no Diário Oficial dia 13. Com mandato de quatro anos a ter início no dia 26 de Novembro de 2009, Rodas será o 25º reitor da USP e o 6º proveniente da Faculdade de Direito.

Rodas foi o segundo colocado da lista tríplice formulada pelo colégio eleitoral da USP, com 104 votos – 57 a menos que o diretor da Faculdade de Física de São Carlos, Glaucius Oliva. É a primeira vez em 28 anos que o governador não segue a ordem dos mais votados pela USP.

Em seu twitter, Oliva declarou esperar que Rodas represente o melhor para a USP, já que foi o escolhido. No dia do segundo turno, o candidato preterido já se mostrara ponderado, dizendo que conquistara apenas o direito de encabeçar a lista.

No que toca aos protestos realizados contra o processo eleitoral, Rodas afirmou para a Rádio USP que pretende levar ao Conselho Universitário a proposta de modificar o regimento das eleições e ampliar sua representatividade. “Não é possível acabar com as tensões, mas certamente elas diminuirão”, prometeu. A possibilidade de um protesto no dia da posse está sendo discutida por membros do Diretório Central dos Estudantes.

Entre suas propostas constam criar um sistema próprio de avaliação da universidade, aumentar recursos para pesquisa, aperfeiçoar o Inclusp e aumentar a internacionalização da USP.

Veja mais sobre o histórico de Grandino Rodas no site da Reitoria.