Projeto seguirá sugestão do plano cicloviário de distribuição de pontos de bicicletas

Com novo plano cicloviário em desenvolvimento, a prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C) inicia projeto para implantar pontos de empréstimo de bicicletas ao longo da cidade universitária. A instalação do serviço já é prevista pelo plano, que teve início em marco de 2015.
De acordo com Ricardo Correa, sócio-fundador da empresa que delineou o plano, TCurbes, foi sugerida a instalação dos pontos com no máximo 300 metros de distância entre dois pontos. Foi analisada também a densidade de pessoas que utilizam os espaços da Cidade Universitária para a projeção dos pontos de empréstimo – “se eu tenho a 50 metros dois núcleos importantes, vai ter bicicleta nos dois núcleos”, afirma o arquiteto. Correa defende que, assim como o plano cicloviário, a instalação dos pontos de empréstimo deverá ser flexível e se adaptar de acordo com as necessidades da comunidade universitária.
Segundo Douglas Costa, responsável pela área de projetos e inovações da PUSP-C, a definição da localização e quantidade de bicicletas nos pontos de empréstimo, que se encontra em fase inicial, seguirá o que foi sugerido pelo plano realizado pela empresa com possíveis adequações. De acordo com a prefeitura do campus, o serviço será disponível para estudantes, funcionários e professores por meio da carteirinha USP. Não há, porém, previsão para abertura de um edital de licitação para o início da instalação dos pontos.
Instalação
A execução do projeto dependerá da empresa ou consórcio que for escolhido pela USP por meio do lançamento de um edital de licitação em que as empresas interessadas em prestar o serviço enviam proposta. A USP escolhe a que melhor se encaixa às necessidades do Campus e a execução é feita com a participação e deliberação da USP. O processo foi aplicado ao desenvolvimento do plano cicloviário do Campus, cujo edital foi aberto no final de 2014.
Pedalusp
Em 2011 o projeto de empréstimo de bicicletas Pedalusp foi colocado em prática como parte de uma pesquisa dos então alunos da Escola Politécnica da USP, Maurício Villar e Maurício Matsumoto. Semelhante ao que a PUSP-C pretende implantar no campus, o Pedalusp, que funcionou em fase de teste, iniciou com o empréstimo de quatro bicicletas e disponibilizou pontos pelo campus da Cidade Universitária e na estação de metrô Butantã, também via cartão USP. O projeto foi descontinuado com o fim da pesquisa no final de 2012.
Por Roberta Vassallo