Entre a persistência e a novidade

A Coordenadoria da Administração Geral (CODAGE) da Universidade de São Paulo emitiu em 4 de outubro a segunda revisão orçamentária deste ano. No documento, de 22 páginas, é apontado que o déficit uspiano deverá atingir R$ 659,91 mi, 32 milhões maior do que a previsão anterior. Onze dias antes, foi divulgada a lista dos servidores aprovados no Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, a fim de enxugar a folha de gastos com pessoal, avalizada em 105% do orçamento da USP, segundo última avaliação.

Longe de desimportantes, os fatos acima enumerados têm sido o contexto de produção deste jornal-laboratório em todas as suas edições mais recentes.

Esta, de número 464, não falará, durante as próximas páginas, diretamente do orçamento uspiano, da gestão fiscal acirrada ou das políticas austeras, pregos já muito martelados. De qualquer forma, como estrutura subjacente, tais parâmetros soaram decisivos: a falta de professores na Escola de Aplicação (carência que pode ser alargada, caso outros docentes sejam aprovados em próximo PIDV), por exemplo, é um dos sintomas da enfermidade (e estão pautados na editoria de Universidade, como manifestação das atuais limitações da instituição).

Também nesta editoria figurará um dos resquícios da greve: a briga entre empregadores e empregados, estes que ficaram paralisados durante mais de 70 dias entre maio e julho deste ano, no chamado dissídio. Os primeiros recusam-se a pagar os dias devidos; os segundos, argumentam que o pagamento é constitucional e inegociável. Ao menos da parte do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, já se deu a razão aos últimos e ordenou-se a liquidação dos rendimentos.

Positivamente, porque o noticiário também diz belas coisas, o Hospital das Clínicas da USP foi o primeiro a realizar com sucesso uma cirurgia de transplante uterino em terras latino-americanas, e assunto desta monta, que não pode estar de fora, é destaque na editoria Ciência desta edição.

Esportivamente, a Volta da USP, maratona que teve lugar na noite de 15 de outubro, recebeu especial atenção. Em Cultura, os holofotes foram direcionados a uspianos donos de canais no Youtube.

O Jornal do Campus nº 464 também aborda a presença de idosos no campus. Universidade pauta o acolhimento dos longevos na USP (através do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade) e Entrevista foi atrás de uma mulher de 76 anos recém feita mestre pela instituição.

Entre a persistência dos problemas estruturais e a novidade dos temas está o equilíbrio que sustenta este impresso.