Elefante branco de obras paradas: mais um ano

Construções visíveis e outras não tão evidentes estão em todos os lugares da USP

Por Christian Villaverde

Anos depois de iniciadas, obras da USP continuam sem finalizar e sem perspectiva clara de que isso aconteça em um futuro próximo. Nas proximidades do portão 3 da Cidade Universitária podemos encontrar exemplos como o Centro de Eventos ou o Parque dos Museus, gigantes de concreto que dificilmente passam despercebido.  No caso da FOFITO, também próxima ao portão 3, o prédio permanece parcialmente em uso por funcionários e pessoal da administração, onde os corredores são uma colagem visual de fitas de sinalização, paredes descascadas e lâmpadas mal penduradas.

Equipamento de eletricidade está parado

Próximo ao portão 3 da USP, ao lado da cerca que protege a obra do Parque dos Museus – e tão parada quanto ela – está uma Cabine de Média Tensão. Usada com frequência em grandes prédios para o fornecimento de eletricidade, não é fácil observar o equipamento, que está ao lado da rotatória – pelo menos ali, os motoristas tendem a prestar atenção na curva.

Foto: Christian Villaverde

A máquina, distribuída pela empresa Gazquez, tem valor de mercado de entre 30 e 40 mil reais. Como se pode ver na foto, a cabine está protegida dos fenômenos climáticos com frágeis chapas metálicas. Segundo as recomendações de conservação da Gazquez, é recomendável uma cobertura segura para equipamentos como a Cabine de Média Tensão.

Também é necessária, no mínimo, uma revisão preventiva anual. O JC entrou em contato com a USP para saber o seu posicionamento a respeito das obras paradas, como o Parque dos Museus, onde a Cabine se encontra, mas não recebeu resposta até o fechamento da edição.