Notas: Semana de Cultura Empresarial na Poli, obras na FAU, funcionários processam Conselho da EA, projeto propõe soluções para o campus

Criador do China in Box faz palestra na Semana de Cultura Empresarial da Poli

A Semana de Cultura Empresarial, realizada anualmente pela Poli Júnior, começou na segunda-feira, dia 24 de maio, e vai até sexta, 28. O evento oferece um ciclo de cursos e palestras com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade empresarial. Profissionais como Marco Bologna (ex-presidente da Tam), Robinson Shiba (criador da China-in-box) e Gabriel Rico (presidente da Câmara Americana de Comércio) participam da edição deste ano. Ainda há lugares disponíveis para as palestras, e os ingressos custam R$ 3. Mais informações: www.sce2010.com ou pelo telefone (11) 3091.5797/5477.

Obras na FAU devem terminar no final de 2011

Cerca de um ano após fortes reações de alguns alunos da FAU contra as reformas no prédio da Faculdade, as obras continuam. As principais reclamações na época eram que os projetos não haviam passado pela aprovação de órgãos reguladores e que desvirtuavam o edifício de Vilanova Artigas, de 1961, tombado pelo Estado em 1981. De acordo com o arquiteto Augusto Francisco Paulo, coordenador do Grupo Executivo de Gestão dos Espaços Físicos (GEEF), tudo o que está em execução hoje foi aprovado por instâncias internas (FAU) e externas (estado e município) e a linha das reformas é o restauro. A previsão para a conclusão é final de 2011.

Funcionários processam Conselho Gestor da Escola de Aplicação

Funcionários da Escola de Aplicação (EA) entraram com processo no Ministério do Trabalho contra a diretoria e o conselho gestor da instituição. Em março, alguns trabalhadores procuraram o Sintusp para denunciar o que chamaram de ‘ameaças e desrespeito’ a seus direitos; na ocasião, tiveram as denúncias publicadas no boletim da organização (leia mais). Segundo Diana Assunção, funcionária da Faculdade de Educação e também delegada da atual comissão de grave do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), com o processo os trabalhadores da EA esperam ter suas reivindicações atendidas.

Projeto propõe soluções para campus

Desde o começo do ano, aproximadamente 50 alunos inscritos na disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios, ministrada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, participam do projeto Campus do Futuro. Idealizado pelo professor José Antonio Lerosa, o projeto realiza um levantamento dos principais problemas da cidade universitária como falta de segurança, de sinalização e de ônibus circulares, e propõe soluções que serão, posteriormente, analisadas pela Cocesp. “A ideia é dar continuidade ao projeto nas próximas turmas de empreendedorismo, e realmente chegar a resultados aplicáveis”, diz Roberto Spogliante, aluno.