Pró-reitoria quer conter criação de novos cursos

As unidades da USP receberam, no dia 17 de maio, um documento assinado por diversos professores, em que se estabelecem orientações a respeito da criação de cursos da graduação. Segundo Telma Zorn, pró-reitora da Graduação, até hoje não existem normas específicas para a elaboração de cursos, apenas há a exigência de certas informações nos projetos feitos pelas unidades. “Ela [norma] existe de forma fragmentada, na cabeça de cada um”.

O documento também serve como diretriz para conter o processo de expansão de cursos. Segundo dados da Pró-Reitoria, foram instituídos 85 cursos nos últimos dez anos – e o número de vagas cresceu em 40%.

Outra proposta é de que seja feita uma constante avaliação dos cursos já existentes. “É necessária a consolidação de uma cultura de auto-avaliação consistente, que inclua alunos e professores”, diz o documento. De acordo com Telma, a avaliação dos cursos ocorre a cada dois anos, o que é insuficiente para que seja feita uma análise e para que se identifiquem os problemas. “O projeto atual da Pró-Reitoria de Graduação foca a qualidade dos cursos e de nossa infraestrutura”, diz Telma. O documento passará pelo Conselho Universitário ainda neste mês.