Copa USP define primeiros semifinalistas; EEFE revive Copa dos Campeões

IME (calção branco) venceu EACH por 2 a 1 de virada (foto: Edgar Lepri)
IME (calção branco) venceu EACH por 2 a 1 de virada (foto: Edgar Lepri)

Nos dois últimos finais de semana foram realizadas a 7ª e a 8ª rodadas da Copa USP, que definiram os primeiros semifinalistas da série Azul (ver tabela ao lado). Duas das partidas mais acirradas foram entre EEFE e FEA no handebol feminino e entre IME e EACH no vôlei masculino. Em ambos os jogos os times já estavam classificados e seguem na competição, mas nem por isso os resultados foram dilatados, já que o vencedor ficaria com a primeira posição e enfrentaria o segundo classificado do outro grupo.

Em uma reedição da Copa dos Campeões deste ano, disputada em março, a EEFE obteve nova vitória sobre a FEA. No início da partida, as equipes não conseguiam abrir mais de dois gols de diferença. Mesmo com o placar apertado, a FEA vencia por 5 a 4 ao final do 1º tempo. A 2ª etapa continuou desfavorável à EEFE, que viu a vantagem da rival chegar a três gols (8 X 5). Quando a FEA vencia por 10 a 9, a 4 minutos do fim, a armadora Renata Santos cometeu uma infração e foi excluída da partida por dois minutos.

Esse foi o momento decisivo para a EEFE crescer e tomar a liderança no marcador. O empate aconteceu 25s após a punição da atleta feana e, com uma defesa forte, a EEFE não tomou mais gols e venceu por 13 a 10. Artilheira da disputa com seis gols, Ana Paula Cassaro, da EEFE, conta ao final da partida que manter o equilíbrio e a concentração do time – principalmente no 2º tempo – foi fundamental para vencer. “Acho que a FEA é a nossa adversária mais difícil. Então, provamos que é possível superar desafios acreditando na vontade de ganhar”, afirma a atleta.

Semifinais definidas

Futsal masculino

EEFE X ECA
FEA X Bio

Vôlei masculino

IME X FEA
Química X EACH

Vôlei feminino

EEFE X Poli
FAU X ECA

Handebol masculino

EEFE X FEA
Poli X IME

Handebol feminino

EEFE X FFLCH
Poli X FEA

Vôlei

O confronto IME X EACH no vôlei masculino já começou com problemas: alguns atletas da EACH estavam sem carteirinha de identificação – exigida pela Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), organizadora do torneio – e havia possibilidade de W.O. Porém, no último momento, a faculdade apresentou os documentos e a partida teve início. Mesmo sem um técnico e aquecendo menos que o IME, a EACH se manteve a frente do placar durante quase todo o 1º set e fechou por 25 a 22. Porém, no 2º set o IME foi muito superior, abrindo ampla vantagem e vencendo por 25 a 11.

O set decisivo foi tão apertado quanto o 1º. O IME começou vencendo por 4 a 3, mas depois a EACH tomou sua frente, em 6 a 5. O IME logo empatou para depois seguir rumo à vitória, finalizando o jogo com 15 a 12. Igor Montagne, um dos principais destaques da equipe vencedora, diz que a derrota do 1º set se deveu à desconcentração do time. “Estávamos meio parados. No 2º e no 3º sets entramos com mais garra”, conta. Além de se classificarem à semifinal, IME e EACH foram responsáveis por eliminar a atual campeã da competição, a Poli, ainda na fase de grupos.