Mostra exibe curtas de alunos

Documentários, clipes e trabalhos de ficção são alguns dos gêneros de filmes produzidos por alunos da Universidade e inscritos na 23ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Algumas obras já eram veteranas de mostras, tendo sido exibidas em eventos de curtas de Hong Kong, do Uruguai, da Bulgária, da Espanha, entre outros.

“Os alunos têm procurado alternativas aos trabalhos de ficção, que antes eram a maioria dos filmes mandados”, diz Joel Yamaji  funcionário do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Arte (ECA). “Entre os últimos inscritos, estava inclusive um filme integrante numa videoinstalação, além dos documentários e clipes musicais”, diz.

A USP participou com trabalhos de conclusão de curso (TCC) do primeiro semestre de 2012 e do segundo de 2011. “A média de filmes inscritos, em geral, é de oito a nove”, afirma Yamaji. “Esse ano, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP, dos sete que mandamos, três não foram selecionados.”

Ele declara que, apesar da tradição de produzir curtas com narrativas ficcionais, procura-se divulgar a variedade, não importando a que ramificação de gênero audiovisual pertença o trabalho.

Os curtas selecionados podem ser encontrados em DVDs feitos pelo CTR, com a coordenação de Yamaji. “Na divulgação da coletânea de trabalhos, recebemos ajuda da Cinemateca Brasileira”, afirma o funcionário. “Mas para o resto, desde a produção do DVD até a divulgação em festivais e mostras, é o CTR quem realiza e coordena.” Há planos de uma nova compilação de curtas, incluindo as obras finalizadas no segundo semestre de 2012.