‘Pinheiros’ almeja mais um título na Intermed

Mesmo tendo se afastado por quatro anos da competição, a Faculdade de Medicina da USP continua sendo a preferida

Dentre os jogos universitários que vão aproveitar o feriado da Semana da Pátria, destaca-se a Intermed, tida como maior e mais tradicional competição interfaculdades da América Latina. Com duração de nove dias, a competição é realizada anualmente e organizada pela Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (Leamesp), comissão formada pelas associações atléticas de todas as faculdades de Medicina participantes.

Este ano a Intermed acontecerá de 02 a 10 de setembro e mais uma vez em Santa Rita do Passa Quatro, cidade do interior de São Paulo. Segundo representante da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), da Faculdade de Medicina da USP – a famosa “Pinheiros” –, a expectativa é de levar outro primeiro-lugar para casa. “Porém no atletismo”, ele completa, “não esperamos quebrar recordes, dada a qualidade da pista que usaremos”.

Nas edições mais recentes, vinha sendo utilizada para esta modalidade a pista da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (município vizinho de Santa Rita do Passa Quatro), porém esse ano ela estará ocupada por outra competição e a organização teve de recorrer a uma segunda opção, em Ribeirão Preto, cidade também próxima a Santa Rita.

Nas quarenta e quatro edições do evento que ocorreram até então, a USP-Pinheiros foi campeã em trinta e uma delas, criando uma considerável distância entre a segunda colocada, a Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp), que possui onze títulos. Também participa do evento a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, porém sem títulos até agora.

Intermeds - Desde 1967 (infográfico: Rafael Nascimento e Ricardo Bomfim)

A 11ª competidora

No evento desse ano, excepcionalmente, a Intermed contará com onze e não dez faculdades participantes. O fato é consequência da decisão tomada pela organização do evento que concordou em dar maior mobilidade entre este e a Pré-Intermed, espécie de segunda divisão ou jogos preliminares criados para abarcar o grande número de instituições interessadas em participar da Intermed.

Geralmente a Pré-Intermed, que acontece no primeiro semestre do ano, classifica os dois melhores colocados para a Intermed, no segundo semestre, enquanto os dois últimos desta vão para a Pré-Intermed do ano seguinte. Esse ano, porém, subiram três e cairão três.

Situação semelhante havia ocorrido em 2009, quando a USP decidiu voltar aos jogos após quatro anos em que preferiu não participar. Como, pelo regulamento, ela não poderia voltar direto para a Intermed, tendo que se classificar antes através da Pré-Intermed, a organização considerou justo que três faculdade subissem naquele ano, uma vez que era esperado a vitória da Medicina USP sobre as outras faculdade do Pré.

O afastamento voluntário da FMUSP em 2005 se deu por problemas com a Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP). Segundo a AAAOC, estudantes da PUC iniciaram briga com atletas da ‘Pinheiros’ na intenção de inutilizá-los no jogo. Insatisfeita com decisão da Comissão Organizadora, que votou por não expulsar a PUC, a ‘Pinheiros’ decidiu deixar temporariamente o inter.

A cidade-sede

Há alguns anos tanto a Intermed quando a Pré-Intermed vêm sendo realizadas em Santa Rita do Passa Quatro, cidade de 25 mil habitantes do interior de São Paulo que também já recebeu jogos como o Interusp. Durante a Intermed são esperados cerca de 4000 estudantes. De acordo com a AAAOC, a ideia original seria alternar entre diferentes cidades do interior, porém Santa Rita é o único município que tem aceitado sediar o evento.

Segundo Jeferson Leone, Secretário do Turismo da cidade, pesquisa realizada recentemente pela prefeitura mostrou que 60% da população é contra a realização do evento na cidade. “A comunidade é mobilizada. Muita gente trabalha e é beneficiada, bem como os comerciantes diretos”, explica Jefferson. “Em contrapartida, muita gente reclama e não aceita por causa da bagunça na cidade”.

Jefferson acredita que os eventuais prejuízos deste tipo de evento estão sendo compensados tanto pelo benefício comercial imediato quanto pelo incentivo ao turismo e ao esporte na cidade.

Lucas Comin, proprietário de restaurante na cidade, afirma que de fato os jogos trazem um aquecimento considerável a economia local. “Nesta Intermed, contrataremos dezesseis funcionários extras, ou seja, dezesseis famílias que terão uma renda adicional para movimentar a economia da cidade”, ele explica, mostrando que mesmo setores não ligados diretamente ao atendimento dos alunos também saem beneficiados.

Pré-Intermed 2011

1. Puccamp