Jogos da Liga encerram 2016 com clássicos

Último campeonato da Universidade é marcado por disputas acirradas e fair play em campo
Competidores do tênis de mesa. Foto: Facebook LAAUSP

Principal competição do segundo semestre no circuito esportivo da USP, os Jogos da Liga (JL) tiveram seus últimos jogos realizados no último domingo, 4. Organizado pela LAAUSP, o campeonato promove disputas nas quatro modalidades de quadras (basquete, handebol, futsal e voleibol), além do futebol de campo masculino e disputas em esportes individuais, como tênis e natação. Diferentemente da Copa USP, na qual os times são divididos entre série azul e laranja (primeira e segunda divisão), nos JL as equipes mais e menos consolidadas disputam o torneio juntas.

Nas disputas coletivas, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e a Escola Politécnica (Poli) reafirmaram-se como principais potências do esporte da USP. Nos nove jogos que decidiram o campeão e o vice dos Jogos da Liga 2016, EEFE e Poli não figuraram em apenas duas: o futsal e o handebol feminino. Nas demais modalidades, a presença das grandes forças do esporte uspiano é garantida.

No basquete feminino, a Poli derrotou as atuais campeãs da FAU por 44 a 34. Ainda no pódio, a até então vice-campeã FEA garantiu o bronze ao derrotar a Medicina por 33 a 25. No masculino, a EEFE foi novamente vice-campeã, dessa vez perdendo para a Poli por 63 x 59.

Gentileza em campo

Na disputa do terceiro lugar, a Geologia enfrentou a FEA, substituindo a Medicina que desistiu da partida. Com apenas cinco jogadores disponíveis, a Geo acabou ficando com quatro no meio do jogo, em decorrência de uma lesão. Em gesto de fair play, os rapazes da FEA abriram mão de um dos jogadores em quadra para igualar os times numericamente. A Geologia levou a partida por 64 a 60, mas retribuiu a gentileza entregando as medalhas de bronze para os adversários.

No futebol de campo, vitória da EEFE por 2 a 1 em cima do time da FFLCH. A Sanfran garantiu o terceiro lugar ao vencer por 2 a 0 o IME, após herdar vaga da EACH. No futsal feminino, as meninas da FAU vingaram o vice-campeonato no BIFE ao derrotar o ICBIÓ por 2 a 1 na prorrogação. A EEFE completou o pódio após golear a FEA por 5 a 0. Já no futsal masculino, bicampeonato para os meninos da Educação Física e Esporte, que golearam a EACH por 6 a 1. A Farmácia garantiu o terceiro lugar após derrotar a Medicina por 4 a 3.

Quem também alcançou o bicampeonato foram as meninas da Medicina, que venceram a São Francisco por 21 a 16 e levaram o caneco do handebol. A FAU completou o pódio ao passear sobre a FFLCH por 28 a 13. No naipe masculino, mais um bi para a EEFE, que venceu o time da Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Na disputa do terceiro lugar, a FEA garantiu a mesma colocação do ano passado ao vencer a Poli por uma bola, 29 a 28.

Nas disputas do vôlei, a EEFE conquistou o título do masculino ao vencer a FFLCH por 3 a 1, mas ficou com o vice-campeonato no feminino, perdendo para a Poli por 3 a 0. As meninas da São Francisco ganharam a medalha de bronze ao derrotar a FFLCH por 3 sets a 1, enquanto no masculino foi a Poli que garantiu a terceira colocação após vitória por 3 a 0 sobre o IME.

A LAAUSP

Fundada em 1970 por iniciativa de alunos da Escola Politécnica, da Faculdade de Economia e Administração e da Escola de Educação Física da USP. a Liga Atlética Acadêmica da USP congrega as Associações Atléticas Acadêmicas de todas as unidades da Universidade de São Paulo, tanto da capital quanto do interior, com o intuito de promover a prática do Esporte através de jogos e Competições. Além dos Jogos da Liga, também organiza outros campeonatos durante o ano, como o BichUSP, voltado para os novos ingressantes da Universidade durante todo o mês de Março, e a Copa USP, disputada de abril a junho.

Veja mais em: facebook.com/laausp

Por Rafael Oliveira e Carolina Tiemi