Será o Brasil só imagem?

Apesar da dobradinha copa-olimpíada e de propaganda, problemas internos questionam novo milagre brasileiro

Será o Brasil só imagem? (arte: Lucas Tófoli Lopes)

No dia 12 de novembro, a revista norte-americana “The Economist” publicou mais de 10 páginas sobre o Brasil. As reportagens elogiaram a economia e a política brasileiras. Intitulada “Brazil takes off” (em inglês, “Brasil decola”), a matéria principal, por exemplo, afirma que o país “parece ter subitamente feito sua estréia no palco mundial”. Essa co­bertura soma-se a outras manifestações de otimismo na mídia internacional.

Outro exemplo é o da revista alemã “Der Spiegel”. No último dia 25, publicou a manchete “’Pai dos Pobres’ provocou milagre econômico no Brasil”, referindo-se ao governo Lula. Tam­bém são vistos com otimismo pelos noticiários fatos como a escolha do Rio de Janeiro para se­diar os jogos Olímpicos de 2016 e a expectativa de crescimento do PIB brasileiro para 2009 e 2010 (superando o crescimento dos EUA).

Em contrapartida, também têm repercus­são internacional casos como o apagão do dia 10 de novembro e o abatimento de helicópte­ro da Polícia Militar. Esses fatos “atrapalham a construção da imagem positiva do país no exterior”, segundo José Álvaro Moisés, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Nesse cenário, o presidente Lula endossa o discurso de otimismo em relação ao país. Em declarações oficiais, por exemplo, ele afirmou que a crise econômica mundial atingiria o Brasil como uma “marolinha”. Este ano, em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” de 22 de outubro, o pre­sidente reiterou essa afirmação.