Notas: Mudança da reitoria, Cedir vence prêmio, falecimento de István Jancsó, ex-vigilante vence ação, parque tecnológico da zona leste

Mudança da reitoria

O gabinete do reitor João Grandino Rodas ainda não foi transferido para o prédio da Antiga Reitoria. Um comunicado da reitoria, emitido no dia 26 de novembro de 2009, marcava o evento para o dia da posse de Rodas e prometia que, após a reforma, os prédios onde estão a reitoria seriam reformados e utilizados pelo Conjunto Residencial da USP (Crusp). Questionada, a Coordenadoria de Espaço Físico (Coesf) informou que a mudança deve demorar de dois a três anos. A Coesf, porém, não explicita o preço do processo e as etapas em que seria feito.

Cedir vence prêmio

O Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP foi um dos 15 ganhadores do prêmio Mário Covas. A premiação reconhece boas práticas de gestão em órgãos públicos. O Cedir recebe lixo eletrônico de pessoas físicas, separa  e  o envia para recicladoras. Materiais pequenos podem ser deixados numa caixa em frente ao Centro de Computação Eletrônica (CCE) – Av. Prof. Luciano Gualberto, 71, travessa 3, Cidade Universitária. Para descartar objetos maiores, é preciso agendar pelo telefone (11) 3091-6454.

Falecimento de István Jancsó

Morreu dia 23 de março, aos 71 anos, o historiador húngaro István  Jancsó, por complicações renais. Ele coordenava o projeto Brasiliana USP e era professor titular do Instituto de Estudos Brasileiros. Braço direito do bibliófilo José Mindlin, Jancsó foi responsável por trazer para a Universidade o projeto de digitalização da biblioteca. Os dois morreram sem ver a inauguração do prédio da Brasiliana. A construção deveria ter sido entregue no final de 2009.

Ex-vigilante vence ação contra USP

O ex-vigilante do IME, Eliseu de Souza, ganhou em primeira instância a causa movida contra a USP e a empresa de segurança Evik para receber pagamento de horas extras, vales transporte e uma indenização por danos morais. Como as duas instituições recorreram da sentença, os advogados de Souza o informaram que o processo pode se arrastar por mais cinco anos. O vigilante protestou com greve de fome pelos seus direitos em maio passado e foi transferido duas vezes de posto até pedir demissão, como noticiou o JC em maio e setembro de 2009.

Parque tecnológico da zona leste

O Parque Tecnológico da Zona Leste foi credenciado dia 29 de março no Sistema Paulista de Parque Tecnológicos. A prefeitura cedeu um terreno de 24.289.317 m² na região de Itaquera para abrigar indústrias que terão isenção de impostos por até 10 anos. Junto com professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a prefeitura decidiu que o parque receberá, além de pesquisas, indústrias têxteis, de eletrônicos, artigos médicos e hospitalares, couros, calçados finos, joias, bijuterias e cosméticos.