JC não atualiza versão online

2009, domingo à tarde. Pesquisa recente realizada nos Estados Unidos com adultos de até 30 anos mostra que a imensa maioria deles não gostaria de assinar o tradicional Washington Post nem de graça. O jornal impresso suja a sala, disseram alguns dos entrevistados.

Longas frases para justificar uma navegada no site do Jornal do Campus (www.jornaldocampus.usp.br), infelizmente desatualizado desde o início de julho.

O desenho do site é limpo, elegante, espartano. Oferece conteúdo exclusivo, o que demonstra que os editores já entenderam que o site de uma publicação precisa oferecer mais do que o leitor encontra no impresso. Destaco uma das reportagens exclusivas, intitulada “Falta de verba prejudica pesquisas sobre vacina brasileira contra o HIV”, para análise.

Trata-se da busca de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP – Edécio Cunha Neto, o entrevistado na reportagem, é um deles – por financiamento para uma possível vacina contra a Aids. Inegável a enorme relevância social e médica de pesquisas sobre o assunto. Faz a filosofia parecer coisa de gregos extintos.

Há um enorme porém no modo como a reportagem é conduzida. A visão dos pesquisadores da USP é tratada de modo acrítica, como se a falta de financiamento fosse intrinsicamente injusta.

Mas talvez haja outros métodos de fazer a mesma pesquisa com menos dinheiro; não sei. E o leitor online do Jornal do Campus também não soube.

Clóvis de Barros Filho é professor livre-docente de ética na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Fale com o ombudsman.