Acaba polêmica por W.O. no vôlei

O terceiro lugar do  vôlei da Copa USP ficou com a equipe do IME, que venceu por 3X0 a equipe da FFLCH no domingo, dia 20. A partida encerrou a polêmica criada em 29 de agosto, quando a FFLCH perdeu por W.O. a semi-final para a equipe da Farmácia.

Segundo André Casado Castaño, presidente da LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da USP), tudo foi um grande mal entendido.  Inicialmente a partida estava marcada para o dia 23 de agosto, quando ambas as equipes compareceram. O jogo estava empatado em 1 a 1, mas devido a forte chuva o jogo foi adiado para o sábado seguinte, 29 de agosto, às 11h30.

Assim como em todas as semanas, na quarta-feira seguinte, dia 26 de agosto, foi realizada a reunião de tabela, em que é obrigatória a presença de um representante de cada faculdade, para efetuar possíveis mudanças de jogos. De acordo com Matias “Saracura” Pinto, presidente da Diretoria Executiva da Atlética da FFLCH, nessa reunião, sua Diretora Geral de Esportes foi consultada sobre um possível adiantamento, ao qual deu resposta positiva. “Contudo, é prática comum a assinatura, por parte das atléticas envolvidas, de um canhoto certificando a mudança, o que não ocorreu no horário estabelecido pelo regulamento (até as 20h30)”, afirma Matias.

O presidente da LAAUSP conta que, de fato, a mudança ocorreu sem a presença da representante da FFLCH, mas que ela já havia sido consultada. Na tabela liberada no dia seguinte, a semi-final estava em seu novo horário, às 10h, no entanto, a equipe da FFLCH apareceu para jogar no antigo horário.

Matias assume que sua Atlética errou ao não conferir a tabela, mas afirma que isso ocorreu por terem a certeza de que não haveria mudanças. Assim, solicitaram o adiamento das finais e uma Reunião Extraordinária do Conselho de Presidentes, para o dia 1º de setembro. O Conselho de Presidentes é formado por todos os Presidentes das Atléticas associadas à LAAUSP e tem a função de fiscalizar a Diretoria Executiva da entidade.

Nessa reunião, segundo Casado, todas as atléticas entenderam que o erro havia sido da FFLCH. Sendo assim, a faculdade entrou com um recurso para avaliar a conduta da Liga, que haveria favorecido a atlética da Farmácia. No entanto, nessa nova reunião, por unanimidade, o W.O. foi mantido.