USP procura atrair estudantes estrangeiros

A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt-USP) está criando condições para atrair estudantes estrangeiros para a Universidade. A intenção é aumentar de 2% para 10% a quantidade desses alunos até 2015. Dentre as ações, estão previstas a criação de uma moradia para intercambistas no Centro de São Paulo, já noticiada pelo JC, e a formulação de um curso de português à distância para os viajantes antes de chegar ao Brasil, com duração de seis meses.

Desde o início do ano, o governo intervém para realizar a desapropriação do prédio da região da Sé que será destinado à “moradia internacional”. Ainda não há preço definido para a compra do imóvel, que terá de ser reformado. Segundo estimativas de matéria publicada pela Folha de S. Paulo em 03/01/2011, o preço da reforma do edifício será R$ 2,5 milhões. De acordo com o vice-reitor de relações internacionais, Adnei Melges de Andrade, a manutenção da nova moradia ainda não é uma questão resolvida.

Segundo a CCInt, a ideia de reformar um prédio para alunos estrangeiros no Centro tem três razões: o fato de o campus da Cidade Universitária estar ficando saturado; para aumentar as chances dos estudantes estrangeiros absorverem a cultura do país e porque muitos estudantes estrangeiros têm aulas na região central.

Para o intercambista Alexandrino Nunes, o orçamento de estrangeiros e sua socialização serão afetados com a vinda do projeto. Segundo ele, “a maioria dos estudantes está no Campus Butantã e a maior parte dos eventos intra e extra universidade também”.

Permanência

Sobre a relação das medidas com uma tentativa de melhora da posição da Universidade no ranking das melhores do mundo, a CCInt afirmou que “a USP está muito bem colocada nos rankings que priorizam esses critérios”. Está entre as 101 e 150 melhores, segundo estudo chinês, e é a 38º melhor, de acordo com pesquisa da USP de 2009.

“O que desejamos é aumentar a possibilidade de os nossos alunos realizarem parte de seus estudos no exterior”, explica o vice-reitor. Segundo ele, recebendo mais estudantes estrangeiros, a USP será melhor difundida por eles quando retornarem ao país de origem.