Exposições e ciclo de cinema na USP não anistiam anos de chumbo

Esquecer o passado histórico não está em voga nos eventos artísticos da USP. A preservação da memória sobre os vitimados pelo regime militar é tema de uma série de exposições e uma mostra de cinema este mês, todas gratuitas.

O Centro Acadêmico da História (CAHIS) é responsável pelo Ciclo de Cinedebates sobre a ditadura, que teve início no final de maio e se estenderá pelo mês de junho. “A Federação de Estudantes de História tem como principal bandeira de luta atualmente a abertura dos arquivos da ditadura, que abarca não só os arquivos em si, mas também a instauração da Comissão da Verdade e a reformulação da Lei da Anistia no Brasil. Por isso, tentamos encaminhar esses debates neste mês que antecede o Encontro Nacional dos Estudantes de História”, de acordo com a estudante Fabiana Marchetti, membro do C.A.

MAC USP

Uma das exposições traz o contexto do circuito não-convencional das artes. Redes Alternativas envolve artistas de diferentes países nas décadas de 1960-70 e sua troca de ideias. “O correio era, naquele momento, o meio privilegiado nesse circuito de comunicação abrangente, alheio ao mercado de arte e aos desígnios dos centros hegemônicos. O MAC foi um dos destinos desse circuito, apesar da ditadura militar vigente no país, esse museu público e universitário tornou-se ponto de encontro para trabalhos enviados de todo o mundo”, de acordo com Cristina Freire, curadora. A primeira mostra já encerrada, Entre Atos 1964/68 teve foco no conjunto de obras incorporado ao museu entre o golpe militar de 1964 e o endurecimento do regime em 1968 com o Ato Institucional nº 5.

No MAC Ibirapuera, acontece até 31/7 a exposição Um dia terá que ter terminado 1969/74, que se baseia no momento mais negro da ditadura e como o museu conseguiu se constituir em um dos maiores pólos de arte contemporânea da América do Sul. A exposição busca revelar os embates latentes à própria constituição do museu, empenhado em se manter como espaço de resistência.

Escultura de Avatar da Silva Moraes, na mostra Entre Atos (foto: Divulgação)

Programe-se

Ciclo de cinedebates sobre a ditadura | Anfiteatro da História
8/6, 17h30 | Vlado: 30 anos depois