48ª Volta da USP teve inscrições esgotadas, mas alta taxa de abstenção

“Por causa da chuva, as faltas entre inscritos para a caminhada de 4 km foi muito maior do que entre os corredores”, diz Patrícia Sakai, coordenadora do evento (foto: Renata Hirota)

As 2200 inscrições para a Volta da USP se esgotaram mais de um mês antes da data do evento. O principal motivo, de acordo com Patrícia Sakai, professora do Cepe e coordenadora da prova, foi o preço da taxa de inscrição. “O atrativo foi o preço, de 10 reais [comunidade USP] ou 30 reais [comunidade externa]. Quem não correu e não veio rápido realmente não pôde se inscrever. Como a prova é estruturada pelo Cepe e são os funcionários do Cepe que trabalham durante a prova, não temos como fazer  para 3 mil pessoas, não temos estrutura para isso.”

Na edição deste ano, ocorrida no domingo, dia 16 de outubro, um total de 1124 pessoas participaram das corridas de cinco e dez quilômetros – sem contar a caminhada de 4 quilômetros, que não é separada em categorias. Segundo o resultado divulgado pela Corpore, clube de corredores parceiro do Cepeusp, deste número, apenas 393 eram representados por pessoas da Universidade, cerca de 35%. Da prova de cinco quilômetros, participaram apenas dois professores.

“Algumas pessoas, no ato do preenchimento da inscrição, acaba não sinalizando que faz parte da comunidade USP, mas acabamos percebendo que sim, devido a um e-mail USP, por exemplo”, contrapõe Sakai. “Além disso, muitos dos cadastros da USP foram lançados pela Corpore como participantes avulsos.” Ela ainda diz que a entidade foi questionada quanto a essa falha, e a resposta obtida foi que isso facilitava o cadastramento no sistema.

Inscrições

As inscrições foram feitas tanto presencialmente, no próprio Cepe, quanto online, por meio do portal da Corpore. De acordo com o professor Carlos Bezerra de Albuquerque, diretor do Cepe, 1200 vagas foram reservadas para a comunidade USP – mais de metade das 2200 inscrições. No entanto, Eduardo de Souza, ex-aluno da FFLCH e participante da Volta, reclama que a competição foi descaracterizada ao ser cada vez mais organizada por instituições externas à USP. “Por que o próprio Cepe não faz as inscrições on-line?”, questiona. “Se os organizadores limitassem as inscrições on-line e mantivessem as inscrições locais até a véspera do evento, com certeza aumentaria a participação da comunidade USP. Meu receio é que, a curto prazo, todo o evento será realizado pela Corpore.”

Sakai garante que a organização é inteiramente feita pelos funcionários e professores do Cepe, desde a busca de patrcínios até a execução da prova. “A Corpore nos ajudava, mas todas as etapas ficaram sob minha responsabilidade. Nós, do Cepeusp, é que comandávamos tudo.” As inscrições on-line foram feitas pelo portal da entidade porque o Cepe ainda não possui um sistema que as possibilite no próprio site. “Se pudéssemos ter o sistema no Cepeusp seria muito mais fácil. Nas próximas edições, precisamos de um sistema online:  é muito mais prático, mais rápido, e as pessoas não precisam sair de casa para fazer isso.” Alguns uspianos, inclusive, preferiram fazer a inscrição pela Corpore devido à praticidade, como Lucas Monteiro, estudante da Faculdade de Direito.

Abstenções na caminhada

A chuva intermitente de domingo fez com que muitos não comparecessem à prova. Sakai diz que, apesar do tempo, a corrida não sofreu alterações pois a segurança dos atletas não era ameaçada. “Pelo que foi contabilizdo, o corredor vem, mesmo na chuva. O índice de faltas ali foi devido à turma da caminhada”, explica. “O caminhante não pensa como quem corre, é mais tranquilo. Então o índice de faltas da caminhada foi bem maior em comparação com o da corrida de dez quilômetros.”

Vencedores

Os melhores colocados em cada categoria (universitário USP, funcionário USP, professor USP, universitários e geral) são premiados. Na 48a edição, deste ano, os vencedores gerais das corridas de cinco e dez quilômetros foram José Ferreira de Mesquita Neto, da Uniban, e Antônio Soares Filho, da Equipe de Corredores Tavares, respectivamente.

Além das corridas, neste ano houve também uma caminhada de quatro quilômetros, cuja vencedora foi Elza Maria Prestes, inscrita de forma avulsa.