Alunos promovem concurso de ideias para São Paulo

As  melhores propostas serão enviadas aos candidatos à Prefeitura

No fim do último mês, foi inaugurada uma plataforma online que reune ideias da comunidade uspiana para melhorar a cidade de São Paulo. Aquelas que levantarem maior apoio e debate no site serão apresentadas aos candidatos  à eleição municipal. O concurso foi montado por alunos de diversas unidades da USP, que desde o início do ano se articulam em um coletivo aberto chamado #USPOcupa. Um dos principais objetivos do projeto é incentivar o diálogo entre a produção intelectual da Universidade e a realidade de São Paulo.

As propostas podem vir de alunos, funcionários, docentes, grupos de pesquisa e projetos de extensão da universidade. Segundo os envolvidos, elas podem ser simples, como a criação de uma ciclovia em uma avenida específica, ou mais complexas, como projetos alternativos para a coleta de lixo na cidade.

Além do critério de popularidade no próprio site, que será interpretado pelo número “apoiadores” e de comentários gerados pelas propostas, serão adotados outros elementos de seleção. A relação das sugestões com as competências da prefeitura, a viabilidade e o caráter inovador delas serão alguns deles.

O envio de propostas não será a única forma de participação no site. Também é possível apontar problemas locais ou apenas apoiar idéias e fazer comentários a partir delas. O formato se assemelha ao que é visto em redes sociais como o facebook e o twitter.

Contudo, a ideia de desenvolver um concurso de propostas para a cidade não é nova. O Cidade Democrática, responsável por fornecer a plataforma online do #USPOcupa, já desenvolveu algo parecido em outros três locais: Jundiaí, Várzea Paulista e, atualmente, Ribeirão Bonito. A organização é uma plataforma de inovação para debates públicos, um software livre que visa estimular a participação política de entidades e cidadãos em sua sociedade.

Objetivo maior

Para além da proposta de gerar soluções para São Paulo, o USPOcupa pretende, mais do que tudo, “criar um espaço de conversa entre a USP e a cidade”, diz Henrique Parra Parra Filho, um dos membros do projeto. Ele explica que a iniciativa “é um primeiro esforço que aproveita a eleição como um fato que pode motivar as pessoas”, mas que a ideia é promover uma ação continuada. O grupo acredita que a USP não pode deixar de lado seu papel diante da cidade.

“De nada adianta propor, se não cobrarmos a realização dessas ideias”, diz Iana Chan Mutsumi, também membro do projeto. Ela explica que “a intenção é acompanhar qual será o destino das propostas presentadas aos candidatos”. Um dos objetivos do coletivo é formar uma parceria junto a algumas organizações que acompanha o trabalho do Poder Executivo e Legislativo, como o Voto Consciente e Rede Nossa São Paulo.

O projeto também é um a espécie de experimento para outras iniciativas. Iana afirma que “a ideia é relançar o #USPOcupa para as eleições estaduais”, reforçando a reflexão sobre o papel da universidade para uma São Paulo melhor.