USP São Carlos faz proposta de novo curso de Geografia

Projeto de nova graduação apresentado em 2012 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo tramita pelos órgãos da Universidade

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos pretende abrir um curso de Geografia em suas dependências. A proposta, que começou a ser elaborada em 2011, está na pauta da próxima reunião da Câmara Curricular e do Vestibular, de onde será submetida ao Conselho de Graduação. Se aprovada, faltará apenas o aval do Conselho Universitário para sua inclusão no processo seletivo da Universidade. Segundo Carlos Alberto Martins, diretor do IAU, a intenção é isso ocorra o mais rápido possível. Se não nesse ano, pelo menos em 2015.

Serão 40 vagas em período noturno, com duração mínima de quatro anos. Sarah destaca a importância das aulas serem no período da noite. O projeto atende à busca pela ampliação das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no campus são-carlense da USP, compromisso assumido pelo IAU quando foi criado em dezembro de 2010. A área, na Universidade, está hoje restrita aos programas de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo oferecidos pelo Instituto.

“Há um consenso internacional no sentido de que os desafios da geração de conhecimento e inovação passam pelo avanço nas estratégias de interdisciplinaridade”, declara Carlos Alberto. “A ampliação da atuação da USP São Carlos em direção às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas não apenas contribuirá para trazer ao nosso campus um perfil mais adequado ao padrão geral da USP, como também para o aprimoramento e avanço da própria área de Exatas.”

A criação do curso ajuda também a consolidar na cidade um pólo de referência em pesquisa e extensão na área de políticas públicas urbanas e ambientais. Além de Arquitetura e Urbanismo, o campus conta com graduações, pós e núcleos de pesquisa em engenharia ambiental, de transportes e tecnologia. “Um curso de Geografia criado a partir dessa base poderá desenvolver uma importante sinergia no sentido da consolidação desse pólo”, explica o diretor.

Conteúdo pedagógico

Segundo Sarah Feldman, professora do IAU e responsável por coordenar a elaboração do conteúdo pragmático da nova graduação, um número significativo de cursos de geografia no Brasil e no exterior passou a se vincular a unidades de geociências e tecnológicas. “A criação deste curso em um instituto de arquitetura e urbanismo reforça a tradição da Geografia da USP em seu vínculo com a área de Humanidades”, comenta a professora.

Sarah destaca alguns aspectos do projeto pedagógico elaborado: formação unificada do bacharel e do licenciado; flexibilidade e direcionamento profissional na estrutura curricular; realização de expedições geográficas; oficinas didáticas que estimulem a reflexão sobre a transposição pedagógica dos conteúdos de Geografia; e sólida formação na utilização das novas metodologias e tecnologias da área.

A professora explica que o novo curso foi pensado em interface com os de Arquitetura e Urbanismo e o de Engenharia Ambiental, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). As disciplinas dos três estarão abertas para cumprimento de créditos de Optativas de Livre Escolha. “Além disso, as Optativas Eletivas do de Geografia poderão receber alunos dos outros dois cursos”, comenta. Os laboratórios que serão criados também serão utilizados por alunos e pesquisadores do IAU e de três Departamentos da EESC: Hidráulicas e Saneamento, Geotecnia e Transportes.

Além do novo curso de Geografia, o IAU trabalha para no futuro abrir novos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas na USP São Carlos. “Uma discussão sobre um curso de Design já foi iniciada anos atrás. Essa discussão precisará ser retomada e atualizada. Há também a perspectiva de montar um grupo de trabalho para iniciar a elaboração de um curso de História”, revela o diretor Carlos Alberto. “Mas, neste momento, a prioridade é concluir o processo de implantação do curso de Geografia”.