Desvie aí…

(Foto: Ana Carolina Harada)

Por Ana Carolina Harada

Nos horários de pico, a Guarda Universitária coloca placas e cones na rotatória em frente ao Portão 1, bloqueando a passagem de carros e ônibus, com o objetivo de desafogar o trânsito nas avenidas da Universidade e Professor Mello de Moraes. Nesses momentos, os veículos que vêm da Avenida Professor Mello de Moraes não conseguem cortar caminho pela rotatória para sair da Universidade e, assim, precisam se deslocar até a Praça Professor Rubião Meira para tomar a via oposta da Avenida da Universidade e chegar ao P1.

Os ônibus circulares estão entre os mais prejudicados por esse bloqueio, devido à necessidade de fazerem um contorno maior para sair da Universidade. Mesmo assim, os motoristas Cotrim e De Lima afirmam que o desvio é necessário nos horários de rush,  já que melhora a entrada e saída na Cidade Universitária, mas ponderam que o bloqueio poderia ser restrito aos carros privados. Já para o motorista Dos Santos, o que realmente atrapalha a circulação dos ônibus não é a quantidade de veículos, mas o desrespeito à faixa exclusiva.

Ainda que o bloqueio possa significar alguns minutos de trajeto a mais para os usuários dos circulares e de carros particulares, a Guarda afirma que ele beneficia os estudantes e trabalhadores em detrimento daqueles que utilizam a USP como uma forma de evitar o trânsito na marginal Pinheiros.

Luiz Brito, funcionário da Guarda Universitária, conta que o fluxo de veículos é monitorado por câmeras 24h e, quando o tráfego se intensifica, a Guarda tem autoridade e autonomia para montar o bloqueio. Deste modo, os horários de desvio não são fixos e podem variar de acordo com o período do dia e os eventos que ocorrem na Cidade Universitária.