Com a possível volta das aulas presenciais, os treinos também começam a entrar em pauta
por Vinicius Santos Machuca
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O esporte universitário é uma das experiências mais marcantes da jornada dentro da universidade. Além da parte do exercício físico, ele também promove a integração entre os alunos e o espírito de competição. Assim como as outras atividades, os treinos foram interrompidos devido a pandemia e os protocolos de segurança relacionados à Covid-19.
As atléticas buscaram alternativas para continuar com os treinos e não parar com o envolvimento dos alunos com o esporte. Uma dessas alternativas, assim como as aulas da graduação, foram as videoconferências que incentivaram a prática de exercícios durante a quarentena. Porém, as dificuldades foram ainda maiores nos esportes coletivos, pois não foi possível treinar em equipe.
Com a volta às aulas presenciais em pauta e o avanço no calendário de vacinação, a possibilidade dos treinos retornarem começa a ser pensada.
O local mais comum em que acontecem os treinos é o CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas), que desde agosto está aberto, mas com algumas restrições de locais que podem ser usados. Atualmente está aberto a área verde, a trilha de caminhada, a pista de atletismo e as quadras de tênis, porém não é permitido atividades coletivas e deve ser respeitado o distanciamento social. Além disso, para entrar no CEPE é obrigatório mostrar o comprovante de vacinação na portaria.
Segundo a LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da USP), fica a critério de cada atlética decidir se vai voltar a realizar os encontros presencialmente que dependem da reabertura de espaços adequados para a prática, como as quadras e campos do CEPE. Por enquanto os treinos continuam sem ser realizados presencialmente, mas podendo ter novidades em breve devido a volta gradual dos espaços.