Toda a comunidade USP pode participar na criação do logo do CEPal
Por Marcelo Teixeira*
O recém-criado Centro de Estudos Palestinos da Faculdade de Filosofia, Letras e Humanidades (CEPal-FFLCH) da USP inicia um concurso para a escolha de seu logotipo. Aberto a qualquer membro da comunidade USP, alunos, ex-alunos, professores e funcionários, os pesquisadores do Centro procuram um logo que represente a identidade cultural palestina.
Fundado no dia 27 de junho de 2024, a nova subdivisão da FFLCH tem como objetivo promover maior contato entre os pesquisadores da crescente área dos estudos palestinos. “Percebemos que os estudos palestinos ganharam maturidade dentro da Universidade nos últimos anos”, explica Arlene Clemesha, professora e doutora em História Econômica do Oriente Médio e uma das coordenadoras do CEPal. “Por isso, consideramos que era merecido um centro próprio”.
Além de promover a pesquisa na área, o CEPal também pretende organizar eventos na Universidade sobre a Palestina. “Queremos também chamar pesquisadores palestinos para ministrar palestras na USP, com o apoio do Institute for Palestinian Studies (IPS), instituto internacional de pesquisa sobre a Palestina”, explica Arlene.
“A Palestina é, de certa forma, o centro de uma série de pautas globais, e é necessário que se dê enfoque ao genocidio que vem sendo conduzido contra o povo palestino.”
Arlene Clemesha, coordenadora do Centro de Estudos Palestinos
A ideia de formar o Centro não surgiu isoladamente, explica a professora, mas como reação a eventos recentes. “O contexto político nos incentivou a dar maior atenção à essa área”, adiciona, “a Palestina é, de certa forma, o centro de uma série de pautas globais, e é necessário que se dê enfoque ao genocidio que vem sendo conduzido contra o povo palestino”.
Não há qualquer requerimento estético específico ou componente obrigatório no design do logotipo. Todas as propostas submetidas serão consideradas pela banca de conselheiros do CEPal. Porém, é incentivado que se utilizem elementos que remetam à identidade cultural palestina, como as cores da bandeira ou o padrão tradicional tatreez.
O vencedor do concurso, além de ter sua arte utilizada em todo o material do CEPal, receberá também uma kufyia, cachecol tradicional palestino, e um livro sobre a cultura da nação. Interessados poderão submeter suas ideias até dia 15 de setembro, mandando suas propostas para o e-mail do Centro, cepal.fflch@usp.br.
*Com edição de Gabriel Carvalho