Incrições no Pasusp diminuem 73%

Apesar da queda, especialista vê número com satisfação; comparecimento à prova deve crescer

O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp), que faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), registrou queda de 72,9% no número de inscritos deste ano. Isso se deve, princi­palmente, a alterações no pro­cesso de inscrição do programa. Embora o total de candidatos inscritos no vestibular da Fuvest também venha caindo, especia­listas acreditam que isso não seja devido à diminuição do interesse pela universidade, mas sim ao surgimento de outras oportuni­dades para os vestibulandos.

No seu primeiro ano de rea­lização (2008), as inscrições do Pasusp eram realizadas pelos diretores das escolas, que en­viavam uma lista com os tercei­ro-anistas para a Secretaria de Educação. Foram mais de 48 mil inscritos, mas apenas 16% desse total compareceram à prova. De acordo com Mauro Berto-tti, coordenador do programa, as inscrições deste ano foram realizadas diretamente pelos alunos interessados, o que deve significar um nível de presença muito maior.

Segundo Bertotti, a partici­pação de quase 13 mil alunos no programa em 2009 deve ser vista com satisfação. “A USP conseguiu mobilizar alunos cujas perspectivas nem sempre têm relação com o ingresso na uni­versidade pública”, acrescenta.

Desde 2006, ano em que teve início o Inclusp, o número total de inscritos no vestibular da Fuvest vem caindo ano a ano. Para Maria Amélia de Campos Oliveira, assessora da Pró-Rei­toria de Graduação, isso se deve, principalmente, ao Prouni, que proporciona outras oportuni­dades para os vestibulandos, e à expansão do número de vagas nas universidades públicas fede­rais do Estado.

Como funciona

Criado pela Pró-Reitoria de Graduação no ano passado, o Pasusp objetiva aumentar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, abrindo pos­sibilidades para que os estudan­tes se interessem pelo ingresso na universidade, e dar maior chance de sucesso a esses alunos no vestibular da Fuvest. Podem participar apenas estudantes que tenham cursado os dois primeiros anos do Ensino Médio em escolas públicas e estejam cursando o terceiro em escolas públicas paulistas.

Os participantes do programa realizam uma prova e, depen­dendo do resultado obtido, po­dem receber um bônus de até 3% na sua nota do vestibular. Soma-se essa porcentagem aos 3% ganhos via Inclusp pelos alunos de escolas públicas e ao bônus de até 6% que pode ser obtido por meio do Enem, podendo chegar a um total de 12% de acréscimo na nota da Fuvest. O bônus do Pasusp, assim como o do Enem, é válido por dois anos.

O Pasusp em números (arte: Heloisa Brenha)