Eduardo Coutinho conversa com alunos

Atração faz parte da Mostra Internacional de Cinema, que exibirá 21 filmes na USP e promoverá encontros com diretores

O cineasta Eduardo Coutinho participará de uma conversa com estudantes na próxima terça-feira (29). Com entrada gratuita, o encontro acontecerá na Biblioteca Brasiliana, às 19h, e terá como tema seu premiado filme Cabra Marcado Para Morrer (1).
Essa é uma das atrações da Mostra Internacional de Cinema que acontecem dentro da USP. A parceria ocorre desde 2010 e exibe este ano 21 filmes até o dia 1º de novembro, muitos deles premiados em festivais e indicados ao Oscar. Todos gratuitos.
“Ter a Mostra no Cinusp ajuda a democratizar o evento. Teremos três sessões diárias gratuitas [os ingressos para sessões nos cinemas fora da USP custam a partir de R$ 15; pacotes podem chegar a R$ 410]”, conta Esther Hamburger, diretora do Cinusp.

Programação

Coutinho, que completa 80 anos em 2013, participará de conversa com estudantes, pois é um dos homenageados da Mostra. Além de Cabra Marcado, documentário que mostra a história de um líder camponês assassinado por latifundiários, serão exibidos na USP seus filmes Faustão, Babilônia 2000 e Porrada.
Os outros dois cineastas homenageados são Stanley Kubrick e o diretor filipino Lav Diaz. Do primeiro, será exibido Glória Feita de Sangue (2). Já de Diaz, o filme escolhido é Nu Sob o Luar. “A Mostra é ocasião para rever cinematografias conhecidas, mas também de tomar contato com a produção contemporânea, especialmente com aquela que não entrará no circuito comercial”, diz Esther.
O evento traz ainda à USP outros filmes que não estão no circuito, mas que já ganharam prêmios ou foram indicados às principais premiações. É o caso de Ana Arábia (3), de Amos Gitai, vencedor do festival de Veneza deste ano, e também de O Garoto que Come Alpiste (4), do diretor grego Ektaras Lygizos, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
A programação vai se dividir entre o Cinusp e a Biblioteca Brasiliana, que terá projeção de alta qualidade. “A USP e o Cinesesc são as únicas salas da Mostra com projeção em 4k [nova tecnologia que oferece imagem com qualidade quatro vezes maior que a das projeções dos cinemas nacionais]”, diz Esther

Mostra

A 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema começou na última sexta-feira (18) e termina no dia 1º de novembro. No total, serão exibidas, em cerca de 20 espaços de São Paulo, mais de 350 produções – a maioria ainda inédita na capital paulista.
Além da programação paga em diversos cinemas, mais de cem sessões gratuitas serão exibidas na Faap, nos CEUs, na Matilha Cultural, no parque Ibirapuera, no vão livre do Masp e na USP.
Além disso, as sessões no Cine Olido, no centro de São Paulo, custam R$ 1.
A programação completa pode ser vista no site da Mostra  (http://37.mostra.org).