Para idealizadores, o novo projeto atrairá mais visitantes. Segundo o USP Destaques, a área total será de 53 mil m²

MAE: de galpão à nova sede
Para Maria Beatriz Florenzano, diretora do MAE, a ida para a Praça é extremamente positiva, pois o museu “poderá contar com espaço condizente a todo o seu potencial científico, de docência e de extensão”. O museu está instalado atualmente em um galpão que foi construído com finalidade administrativa. “O MAE cresceu em termos de coleções e de atividades e o espaço ficou limitado para tantos eventos. Não tenho dúvidas de que o público que visita e usufrui de nossas atividades educativas aumentará significativamente com a mudança”, afirma.
MZ: saindo do Ipiranga
A saída do Museu de Zoologia do Museu Paulista para a Cidade Universitária é positiva pela estrutura que o prédio oferecerá aos visitantes e pesquisadores, afirma Isabel Landim, docente do MZ. “Itens de acessibilidade e segurança estão contemplados para o nosso acervo, uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo. Acreditamos que o público que nos frequenta sentirá imenso orgulho de nos visitar na Cidade Universitária, onde poderemos oferecer muito mais conteúdo e conforto a todos”.
Etapas para construção
Segundo a Superintendência de Espaço Físico (SEF) da USP, a primeira etapa, composta pelas obras do MAE e da passarela aérea, está sendo construída pela empresa Brookfield e a Maragogipe Investimentos e Participações, por acordo com a USP, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o MPF. De acordo com a SEF, “a obra em sua parte civil deverá ser entregue à USP em novembro de 2013, cabendo à universidade completá-la com a execução da parte interior do prédio”. Para as obras do MZ, do complemento da infraestrutura da passarela e da praça de eventos, foi aberta uma licitação, vencida pelo consórcio das construtoras GPO/COMSA, por R$123 milhões. A SEF ainda afirma que a terceira etapa da obra teve sua licitação aberta em agosto e os papéis serão abertos no dia 28 de outubro.
MAC: novo lugar, na USP
Segundo o USP Destaques, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Estudos da Violência terão nova sede, de 21 mil m², integrada à Praça. Segundo Tadeu Chiarelli, diretor do MAC, o prédio atual, apesar de “espetacular”, “não possui auditório nem espaço suficiente para a recepção da biblioteca e do arquivo”. Com a nova sede, o museu ganhará grandes salas, auditório, biblioteca, espaço para arquivo e condições para receber artistas visitantes.