Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental: o que mais cabe dentro do ECOS?

Programa baseado na escuta oferece sessões gratuitas e é articulado com o SUS e outras políticas públicas externas

Por Emanuely Benjamim

Entrevista ao JC na sala de atendimentos do ECOS [Foto: Yasmin Araújo/ JC]

Espaço de Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental. Tais finalidades nomeiam o ECOS, primeira medida da política de saúde mental da USP,  inaugurado em 2022 pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Sediado em frente ao Bloco C do Crusp, o programa oferece sessões individuais que ocorrem presencialmente e sem agendamento prévio.

“Leva tempo para mudar a USP em todos os aspectos prejudiciais à saúde mental, então o ECOS é um espaço para cuidar sobretudo de quem não conseguimos evitar o sofrimento”, afirma Ricardo Teixeira, diretor da coordenadoria de saúde mental e bem-estar da PRIP. Em um ano e um mês desde a inauguração, foram realizados 397 atendimentos.

Nesse sentido, suas sessões se voltam ao acolhimento e escuta do participante por um ouvinte, que pode ser um integrante da equipe ou um bolsista PUB de qualquer instituto capacitado para a função, permitindo a troca de experiências com alunos já familiarizados com a USP. “Não é restrito a quem já está deprimido ou ansioso, mas também preventivo”, ressalta Roberto. O ECOS já ofereceu 10 rodas de conversa voltadas para calouros e 5 de Terapia Comunitária Integrativa, cuja continuidade no próximo ano é incerta.

O acesso é simples: basta ir até a sede, preencher um cadastro (cujos dados são mantidos em sigilo) e iniciar a sessão com membros da equipe, formada por três assistentes sociais, dois psicólogos e um enfermeiro. Além do atendimento imediato, o ECOS ajuda em eventuais encaminhamentos para serviços da Universidade, clínicas privadas ou do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se precisar de atendimento psicológico recorrente, psiquiátrico ou outros, o ECOS busca garantir o acesso ao serviço necessário”, explica Ricardo.

SERVIÇO

Endereço: Rua do Anfiteatro, 181 – Favo 22 – Cidade Universitária – São Paulo/SP (em frente à portaria do Bloco C do CRUSP)

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h