Raia não é só da USP

Quem vai à raia olímpica da USP se surpreende com a variedade de pessoas que a freqüentam para praticar remo e canoagem. Ali, treinam pessoas de todos os tipos e segmentos sociais, tanto de dentro quanto de fora da universidade.

Para o remo, são aceitos alunos a partir de 12 anos. Depois dessa idade, não há limite, pois, segundo Alexandre Nunes Martins, que dá aulas no local pelo Clube Paulistano, esse esporte não provoca um impacto muito grande no corpo e o risco de lesões é muito pequeno.

Eduardo Fonseca, professor de canoagem da USP, possui turmas infantis e aceita crianças que tenham a partir de 9 anos de idade.

Alguns deficientes físicos treinam na raia olímpica. Há barcos de remo adaptados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e deficientes visuais também praticam essas modalidades. “Eles têm um senso de direção incrível. Navegam sempre em linha reta, não erram”, afirma Eduardo.

Remo e canoagem proporcionam um desenvolvimento rápido. Para Alexandre, o remo é o esporte mais completo que há, pois trabalha com a maioria dos músculos e com a simetria do corpo.

Sobre a canoagem, Eduardo Fonseca diz: “É um esporte que trabalha o corpo por inteiro. Muita gente acha que só desenvolve os músculos do braço, por isso tem pouca mulher fazendo. Mas o principal propulsor na canoagem é o tronco, pois movimenta essa região toda. Também usa lados do corpo, é bem simétrico”.

Para obter mais informações sobre preços e horários dos cursos oferecidos, o telefone da raia é 3091-3562.

Menina participa de treinamento no CEPE: raia abriga crianças, idosos e deficientes (foto: Ricardo Azarite)