Enxurrada causa prejuízos para editora na 10ª Festa do Livro

Cem mil livros. Essa foi aproximadamente a quantidade de exemplares vendidos durante a décima Festa do Livro da USP, realizada no prédio de Geografia e História entre 12 e 14 de novembro. Os visitantes que compareceram ao primeiro dia do evento vivenciaram um antigo problema do prédio: a entrada de chuva no local. A água atingiu, principalmente, as bancadas da Editora Perspectiva, que precisou ser remanejada para um ponto menos movimentado da feira e, por causa disso, teve um prejuízo de, no mínimo, R$ 20 mil, conforme estima Lúcia Pinheiro, gerente da editora.

Cartazes pendurados no prédio canalizaram a água, formando uma cascata sobre as bancadas da Festa (foto: Fernando Mello)
Cartazes pendurados no prédio canalizaram a água, formando uma cascata sobre as bancadas da Festa (foto: Fernando Mello)

O incidente foi classificado como fatalidade por Ângela Souza, responsável pela Editora na Festa. De acordo com ela, nenhum livro foi molhado ou perdido devido a uma ação conjunta da Perspectiva e da Edusp (organizadora do evento), que agiu rapidamente, ajudando a cobrir os livros com plásticos e a transportá-los para longe da água. “Só não houve danos irreparáveis porque a Editora veio para a feira com grande infra-estrutura de pessoal e de materiais”.

Segundo Rosenaldo Silva, zelador do local, a empresa responsável pela reforma do prédio esqueceu restos de entulho na laje, que obstruíram o escoamento de água. Por isso, a água vazou para os corredores do andar superior e escorreu para o térreo, onde ocorria a Festa.

O organizador Waldir de Paula afirma que, apesar do histórico de problemas na infra-estrutura, a Festa é realizada lá porque é o único prédio que comporta o evento. Nesta edição, participaram 129 editoras e 5 mil pessoas visitaram a Festa por dia, segundo Márcio Pelozio, outro organizador.

(foto e vídeo cedidos por Fernando Mello)