Uspianos conquistam três ouros na Unisinos

Na noite de 14 de outubro, 96 atletas uspianos se reuniram para enfrentar o primeiro desafio da Copa Unisinos: quase 20 horas de viagem até a cidade gaúcha de São Leopoldo, a pouco mais de 30 km de Porto Alegre. O comboio da seleção partia para um de seus resultados mais expressivos, com três ouros em uma competição que reuniu 22 universidades do Mercosul e mais de 1700 atletas.

“Primeiro colocado: Universidade Federal de São Paulo”. Nem com o erro do locutor ao anunciar o nome da USP teve fim a euforia da equipe masculina de atletismo. O anúncio confirmava o bicampeonato. A seleção ainda viu as meninas da modalidade conquistarem o vice-campeonato. Segundo o técnico do atletismo Raoni Perrucci, o torneio, que caminhava para a baixa competitividade, reverteu a tendência, o que dá maior mérito à equipe.

Além do atletismo, a equipe feminina de basquete também teve grande atuação. O time foi campeão vencendo os sete jogos disputados. Um dos pontos fortes foi a marcação, que proporcionava contra-ataques e neutralizava as ofensivas adversárias. A equipe chegou a vencer um quarto sem levar pontos no jogo de estréia contra a Universidade Mackenzie.

Seleção de basquete feminino da USP, campeã da Unisinos (foto: Rafael Benaque)

A seleção uspiana masculina de vôlei, que também ficou com o título. Na segunda fase, o time da USP passou pela UFSC e pela Feevale. A final, contra a UFRGS , foi defnida no tie-break. Foi o primeiro título da seleção uspiana na Copa Unisinos.

A equipe de futebol de campo, apesar de ser uma das favoritas, ficou apenas na quarta posição. O time falhou na marcação e teve dificuldades em criar oportunidades de gol.

Apesar do clima de competição e concentração, há muita integração entre os atletas. Entra-se em contato com estudantes de outros países e de todas as áreas do conhecimento. Há interação, também, no apoio aos outros times, pois, segundo a chefe da delegação da USP Renata Penha, poucas pessoas viajam apenas para torcer. Portanto, os próprios atletas sentam nas arquibancadas para torcer.

A presença de pessoas vibrando fez a diferença na disputa das quartas-de-final do handebol feminino contra a Universidade Mackenzie. Em um jogo de rivalidade regional, as uspianas, que perdiam por dois gols, igualaram a partida com a chegada da torcida e venceram com um gol no minuto final da meia Mariana Porto. Com a vitória emocionante, os torcedores invadiram a quadra, protagonizando um dos momentos mais marcantes da competição. Porém, nos jogos posteriores, a equipe foi superada pela Universidade Anhembi Morumbi e pela uruguaia ORT, ficando com a quarta colocação.