Bloco de notas: eleição na ECA, Pasusp, Ensinar com Pesquisa, campanha na FFLCH, Prêmio de Direitos Humanos, ManiFestAção

Eleição indireta lista nomes para direção da ECA (foto: Paula Sacchetta)Eleição indireta lista nomes para direção da ECA

Ocorrem no dia 12, eleições para indicação de candidatos à diretoria da ECA. Com organização do Calc (Centro Acadêmico Lupe Cotrim), foram realizados um debate entre os principais nomes e uma consulta à comunidade ecana. Segundo o Calc, o resultado não possui poder de fato, mas serve para pressionar o colégio eleitoral (formado por representantes de funcionários, estudantes e professores, estes com mais votantes) e “como revisão da forma em que se estrutura o poder na Universidade”. A Reitoria irá escolher o novo diretor dentre os três nomes indicados.

USP é desconhecida para alunos do Pasusp

A abstenção na primeira prova aplicada pelo Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) foi de 83,86% dos candidatos. Segundo o professor Mauro Bertotti, assessor da Pró-Reitoria de Graduação para o Pasusp, a causa disso pode estar ligada ao desconhecimento da USP por parte dos alunos e à falta de compromisso com a avaliação por acharem que ela não seria proveitosa. A Pró-Reitoria pretende continuar com o Programa e aguarda a posição da Secretaria da Educação do Estado para manter a parceria. Nos próximos anos, a idéia é conseguir maior proximidade com os diretores das escolas e com os alunos.

Inscrições para Ensinar com Pesquisa vão até dia 7

O Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP vai disponibilizar 800 bolsas de iniciação científica no valor de R$ 300 para estudantes dos cursos de graduação da USP. Seguindo a política de inclusão social da Universidade, as bolsas serão destinadas prioritariamente a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos e que estejam no segundo ano do curso em 2009. Os projetos deverão abordar temáticas voltadas para os desafios do ensino e da aprendizagem na graduação uspiana ou investigar o desenvolvimento profissional dos docentes. As inscrições são pelo Júpiter Web e vão até este dia 7. A seleção dos alunos para cada projeto ocorrerá entre 19 e 30 de janeiro de 2009.

FFLCH arrecada donativos para Santa Catarina

Funcionários da FFLCH estão arrecadando donativos não-perecíveis, como roupas e enlatados, para as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Quem quiser ajudar pode levar as doações para um dos pontos de entrega na FFLCH – biblioteca, prédios departamentais e Administração – ou na Casa de Cultura Japonesa até o dia 10 de dezembro. Os produtos serão levados para o sul até a segunda semana deste mês.

USP entrega 9º Prêmio de Direitos Humanos

Entre 8 e 10 de dezembro a Faculdade de Direito sediará o Congresso Nacional de Celebração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o 9º Prêmio USP de Direitos Humanos. O ministro Paulo de Tarso Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, fará a abertura do evento. Haverá mesas-redondas para a discussão do tema e sua relação com a universidade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.direitoshumanos.usp.br até dia 5.

Oásis da ECA reúne e integra Artes

Oásis da ECA reúne e integra Artes (foto: Rafael Benaque)
Alunos de Cênicas ensaiam no Oásis da ECA, que fica entre os departamentos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual e Música e vai ser palco do ManiFestAção, no próximo dia 5. O objetivo é desenvolver o espaço e promover a integração das artes. Para isso, organizadores convocam artistas e quem mais quiser participar. A programação vai durar o dia todo e pode ser vista em http://oasismanifestacao.blogspot.com.