Bloco de notas: prêmio da Unesco, Marina Silva, campi do interior, Bichusp

USP é tetracampeã em concurso da Unesco

Beatriz Barbuy, professora do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), conquistou o 1° lugar do concurso da L’Oreal Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com seu estudo sobre a área de determinação de abundâncias químicas estelares e evolução estelar, desde o nascimento do universo até os dias atuais. A professora levou a USP ao tetracampeonato, na categoria da América Latina. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o prêmio visa ressaltar a presença das mulheres na ciência.

IEA promove debate com Marina Silva

No dia 13 de abril, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) recebe a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva para uma palestra sobre desenvolvimento sustentável. A apresentação trará informações sobre o assunto e discutirá a necessidade de ações de sustentabilidade para o crescimento do país, discurso da atual senadora do Acre, e muito empregado enquanto ela esteve no Ministério. A palestra terá início às 14h e é gratuita. Mais informações pelo telefone : (11) 3091-1692 ou pelo email iea@usp.br.

Coordenadores do interior são indicados

A reitora Suely Vilela indicou os coordenadores de cinco campi do interior: Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Pirassununga e São Carlos. As coordenadorias substituirão as Prefeituras, e fazem parte do projeto de descentralização administrativa da Universidade. O plano consiste em trazer maior agilidade e eficácia para as ações e desenvolvimento de projetos em cada campus. Em Lorena, Cidade Universitária e Quadrilátero Saúde/Direito, as coordenadorias estão em fase de criação. Na EACH, será instituída uma Assistência Técnica, para atuar juntamente à coordenadoria do campus da Cidade Universitária no Butantã. Até julho, os Conselhos Gestores e as Coordenadorias de todos os campi estarão implementados.

Depois de dois anos, Poli vence Bichusp

A Escola Politécnica consagrou-se campeã geral do Bichusp, após ganhar da Faculdade de Economia e Administração (FEA) no futebol de campo. Os times conseguiram trazer o título novamente para a unidade, que não vencia desde 2006. O Bichusp acontece desde 1971 e destina-se à integração dos calouros por meio de competições realizadas em março. Outro campeonato do primeiro semestre é a Copa USP, que teve início no último final de semana de março, com as primeiras partidas de basquete, handebol e vôlei. O torneio prossegue com as partidas de futebol de salão e não corre risco de cancelamento, com a estruturação da nova gestão da Laausp.