Cepe oferece ranking de tênis

Alunos participam dos confrontos que definem o Número 1 do campus

O tênis não é um dos esportes mais populares no Brasil, mas na USP a situação é bastante diferente. Thales Bon treina cerca de 120 pessoas por semestre no Cepe. “A difusão está grande. Modalidades que não são praticadas no colégio fazem sucesso na universidade”, afirma o professor.

O grande número de tenistas possibilitou a criação de um ranking. Ele existe desde os anos 80, mas no ano passado houve uma reformulação nas regras.

“Nenhum regulamento é perfeito. A regra atual é a possível dentro da estrutura que existe”, conta André Galhardo, que ajudou a criar o blog teniscepeusp.blogspot.com, um meio de organização dos participantes.

O líder entre os 110 inscritos é David Mathieson, formado em Ciências Sociais há dois anos. A dedicação ao tênis é uma herança de sua família.

“Comecei cedo numa quadra em miniatura e me formei dentro do esporte”, diz o vencedor do último campeonato do Cepe na categoria avançada, terminado em agosto. Ele pretende jogar o torneio de duplas, que ocorre no fim do ano e cujas inscrições já estão abertas.

Oito meninas participam ranking e, apesar das diferenças, enfrentam os rapazes. Ana Paula Barioni, 23ª, é a mais bem colocada. “A sensação de ganhar deles é impagável”, diz Ana, que almeja subir algumas posições agora que concluiu seu curso de mestrado em Letras. Thales pretende criar um ranking exclusivo para as mulheres assim que tiver 15 inscritas.

Como ser o nº1 da USP

Veja como funciona o ranking de Tênis do Cepe:

1. Os atletas são dividos em verdes e brancos. Verdes desafiam brancos que estão logo acima no ranking. Por exemplo, se o 2º (verde) desafia o 1º (branco) e ganha, ele se torna o primeiro.Os atletas são dividos em verdes e brancos. Verdes desafiam brancos que estão logo acima no ranking. Por exemplo, se o 2º (verde) desafia o 1º (branco) e ganha, ele se torna o primeiro.

2. Ao fim de cada rodada, todos trocam de cores. Assim, quem era branco se torna verde e ganha o direito de desafiar.Ao fim de cada rodada, todos trocam de cores. Assim, quem era branco se torna verde e ganha o direito de desafiar.

3. Ao vencer 3 vezes seguidas, pode-se desafiar alguém bem acima ou escolher subir algumas posições.Ao vencer 3 vezes seguidas, pode-se desafiar alguém bem acima ou escolher subir algumas posições.

Tie-Break
  • Caso perca quatro jogos seguidos, o tenista despenca 8 posições;
  • Participar do torneio individual do Cepe dá bônus no ranking;
  • Não é possível chegar à liderança com bônus, somente desafiando o primeiro colocado;
  • As rodadas do ranking acontecem aos sábados e domingos nas quadras do Cepe.

Sala 8 do velódromo, de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30.