IP encerra ciclo de sabatinas

Os reitoráveis Rodas e Sawaya citam o Compromisso USP
O candidato a reitor da USP Grandino Rodas (foto: Teresa Perosa)

O Instituto de Psicologia da USP encerrou seu ciclo de sabatinas na primeira semana de setembro, com os reitoráveis João Grandino Rodas e Sylvio Barros Sawaya, respectivamente. Os candidatos apresentaram seus planos de gestão e responderam às perguntas dos presentes.

Grandino Rodas, atual diretor da Faculdade de Direito, destacou o fato de representar o grupo que assinou o Compromisso USP, que é essencialmente seu plano de gestão. “O fato é que hoje não se pode imaginar que um reitor da USP ganhe a eleição para por em prática suas ideias individuais”, diz. Dentre suas principais propostas, estão a busca de linhas de financiamento alternativas ao governo do Estado, a criação de um serviço jurídico estruturado para a universidade e maior investimento em infra-estrutura. “Excelência significa ter infra-estrutura e isso não será feito com restos orçamentários”, conclui.

O candidato a reitor da USP Sylvio Sawaya (foto: Yuri Gonzaga)

Sawaya, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, se colocou como um dissidente do grupo que assina o Compromisso USP. “Se não consigo contribuir ativamente num plano de gestão, então prefiro falar eu mesmo diretamente”, declara. A criação de vice-reitorias regionais foi apresentada pelo professor como solução para o problema de centralização das ações na universidade. “A USP tem uma estrutura administrativa muito provinciana”, diz. A seu ver, dividindo o trabalho executivo, a Reitoria volta a cuidar das finalidades da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Além das sabatinas, a primeira semana de setembro também foi marcada pelo surgimento de dois novos candidatos ao cargo de reitor: a professora Sonia Teresinha de Sousa Penin, diretora da Faculdade de Educação, e o professor Francisco Miraglia, docente do Instituto de Matemática e Estatística. Penin participará de uma sabatina aberta promovida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) no dia 24 de setembro, às 13h. Miraglia não tinha debates agendados até o fechamento dessa edição.