Sumiu…

(arte: Naíma Saleh)
Um piso especial foi construído em frente à FEA para abrigar uma escultura doada pela renomada artista plástica Tomie Ohtake. A obra permaneceu no local até a data de inauguração, mas foi retirada logo após o evento.

Tomie planejava há tempos, doar o projeto de uma escultura à USP. A ocasião propícia para receber o presente se deu no sexagésimo aniversário da FEA. A instituição arrecadou dar os 300 mil reais necessários para a execução da obra através de doações de ex-alunos, professores e patrocínios de empresas.

No dia 16 de agosto de 2008, data do 3° Encontro de Ex-alunos, ela foi inaugurada sem acabamento e apoiada em pedaços de pau. Após a instalação, ela começou a deformar-se e corria risco de ceder.

A PERC, empresa de engenharia responsável pela obra, assumiu os problemas de execução e aceitou refazer a escultura sem custos adicionais. Ela deveria ter sido entregue em julho, mas isso ainda não ocorreu.

Tanto rebuliço em torno do desaparecimento da obra ofuscou o que ela representava. Alguns alunos, que preferiram não se identificar, a associam ao salgadinho Baconzitos. Já Wagner Cassimiro, então gestor de relacionamento com ex-alunos da FEA, vê a obra como um “laço que une os alunos e ex-alunos da FEA com a sociedade e, ao mesmo tempo, também representa um ciclo de pessoas”.