Atletismo da USP é bicampeão da Unisinos

Outras seleções uspianas têm bom desempenho; handebol e basquete masculinos e futebol de campo chegam até a final
Seleções de atletismo masculina e feminina garantiram os únicos primeiros lugares da USP nos jogos (foto: Ana Nunes)

As seleções da USP apresentaram ótimo desempenho na 22ª Copa Unisinos, que aconteceu de 8 a 11 de outubro. Entretanto, apesar das quatro finais disputadas em esportes coletivos, apenas o Atletismo conseguiu os primeiros lugares na competição, tanto no feminino quanto no masculino.

Repetindo o êxito da edição anterior, a equipe consagrou o bicampeonato. Segundo o técnico da seleção de atletismo, Raoni Machado, os atletas “se doaram” bastante para a equipe participando de todas as provas, e isso fez a diferença. A equipe, bem numerosa, bateu várias marcas na competição. O jiu-jitsu feminino, em sua primeira participação, garantiu o 3º lugar.

A numerosa equipe de atletismo participou de todas as provas e bateu várias marcas (foto: Ana Nunes)

Já nas modalidades coletivas, equipes favoritas, como handebol, basquete e futebol de campo, chegaram a disputar o primeiro lugar, mas ficaram com a prata. O handebol masculino perdeu a final em um jogo disputado contra a seleção da Universidade Mackenzie. Já o futebol de campo, após séries de vitórias tranquilas, perdeu a final nos pênaltis para a Universidade de Passo Fundo (RS). O handebol e basquete femininos também ficaram para trás em partidas disputadas, respectivamente, contra Feevale (RS) e Universidad de Las Américas (Chile).

O basquete masculino, por sua vez, perdeu a chance após mais um jogo conturbado contra a Feevale. Após o jogo, a seleção masculina de basquete reclamou da arbitragem. O time da Universidade Ort Uruguay, declarou também ter sido ‘roubado’ em jogo contra o mesmo time. “Eles são muito bairristas”, afirmou Marcos Jorge, jogador da seleção da USP.

Esse não foi o único incidente relacionado a arbitragem. No primeiro jogo do futebol de campo, contra a Universidade Federal de Santa Catarina, o técnico da equipe, Rafael Bicudo, foi expulso do banco por reclamar do juiz. Segundo ele, “a arbitragem estava sem critérios”, pois marcava muitas faltas para a USP e ignorava as da UFSC .

Apesar dos problemas referentes a organização, a copa Unisinos ainda é vista pela LAAUSP como uma oportunidade única de integrar e envolver as seleções em jogos de alto nível. “A grande vantagem é o barato que os atletas têm de competir em outro estado com equipes totalmente diferentes”, afirma Renata Gianizella, colaboradora da LAAUSP. Participaram dessa 22ª edição diversas universidades privadas e públicas da região Sul, do estado de São Paulo, além de três delegações do Uruguai e uma do Chile.