Nomes de sala provocam plebiscito

Na Faculdade de Direito, votação discute investimentos privados na universidade

Tradicionalmente, os espaços da Faculdade de Direito do Largo São Francisco recebem o nome de pessoas ilustres de grande contribuição para as Arcadas, sobretudo professores. Entretanto, uma sala e um auditório recentemente reformados estão sendo chamados extra-oficialmente pelo nome de quem os reformou: o escritório de Advocacia Pinheiro Neto e a família do banqueiro Pedro Conte, respectivamente. Para saber o posicionamento dos estudantes de Direito sobre a questão, o Centro Acadêmico XI de Agosto organizou um plebiscito nos dias 15 e 16 de setembro.

Participaram da votação 284 alunos. Na primeira pergunta, o aluno votou se é a favor de que as salas recebam o nome de antigos alunos doadores de recursos à Faculdade. Foram 154 pessoas a favor, 127 contra e 3 nulos. A segunda buscou saber se o estudante era favorável ao nome Sala Professor Goffredo da Silva Telles Júnior para a sala-auditório reformada pela família do banqueiro Pedro Conde. O resultado apontou 155 votos a favor, 125 contra e 4 nulos.

A discussão envolve a participação de dinheiro privado na reforma de espaços públicos em troca de pequenos favores como a nomeação de sala em favor de quem as reformou. O projeto de revitalização das Arcadas, organizado por meio da Associação dos Antigos Alunos, arrecada fundos como forma de doação para realizar melhorias no espaço físico da Faculdade. Como toda doação, não deve haver contrapartida, incluindo a nomeação de locais em favorecimento dos responsáveis pelas suas reformas.

O diretor da Faculdade, João Grandino Rodas, cuja gestão deu início às obras dos dois espaços, afirmou que não houve nenhum tipo de acordo estabelecendo a nomeação das salas em prol dos doadores e afirmou ainda que não colocou nome às salas.“Há quem pôs”, disse. Segundo ele, “professores são importantíssimos no seio da universidade. Entretanto não só professores, mas aqueles que fizeram o direito em vários âmbitos. É uma visão muito pequena pensar em colocar só nome de professor”, disse.

Uma placa com o nome Pedro Conde foi recentemente colocada em frente ao auditório reformado, localizado no prédio principal. Alguns estudantes, contrários a essa nomeação, furtaram o objeto e devolveram-no depois, como forma de protesto. Entre eles, há quem defenda que o professor Goffredo da Silva Telles Júnior, professor de Direito do Largo São Francisco falecido recentemente, seja o merecedor da homenagem. Os alunos ainda dizem não excluir a possibilidade de se colocar, ao lado do nome do docente, uma placa de agradecimento à família do banqueiro que contribuiu para a reforma.

A sala e o auditório deverão receber seus nomes oficiais assim que forem finalizadas as obras. Segundo o diretor, as reformas ainda não terminaram. “Falta a parte eletrônica, partes importadas que estão chegando”. Depois de prontos, os espaços serão levados à aprovação da Congregação, juntamente com a escolha dos nomes. Segundo ele, espera-se que isso ocorra até o fim do ano.