Nova livraria da Edusp aposta no conceito de vivência

Com um conceito multiuso, os clientes podem ler as obras a venda gratuitamente (foto: Leonardo Rocha)
Com um conceito multiuso, os clientes podem ler as obras a venda gratuitamente (foto: Leonardo Rocha)

Foi inaugurada, no último dia 8, a nova livraria da Edusp, localizada no prédio da antiga reitoria. Conforme Lígia Machado, funcionária da divisão comercial da editora, o espaço servirá como um ponto de encontro para a comunidade uspiana. “A livraria foi aberta para receber eventos culturais e funcionar como um centro de convivência dentro da Cidade Universitária”, diz.

O estabelecimento foi batizado em homenagem a João Alexandre Barbosa, ex-presidente da Edusp. Há, além do espaço dedicado aos livros, uma área onde funcionará um café e outra a ser destinada a exposições. Planejado há mais de dez anos, somente o terceiro projeto do local pôde ser concretizado.

Segundo Plínio Martins Filho, diretor-presidente da editora, ainda existe a intenção de inaugurar duas novas livrarias de grande porte dentro do campus Butantã. Uma delas estaria até mesmo pronta, situada no espaço próximo à Reitoria atualmente ocupado pelo DCE.

“Enquanto houver o impasse no local, não abriremos. Lamento esse fato, já que a USP perde um espaço cultural aberto à comunidade”, diz. Plínio conta ainda que as fechaduras das portas da livraria foram obstruídas ilegalmente, a fim de impedir a utilização do estabelecimento.

A sede da terceira livraria ainda está sendo negociada. A proposta inicial é que ela se localize no espaço da antiga biblioteca do prédio da História e Geografia.