Vendedores de revista acusados de estelionato

Ambulantes que vendem assinaturas de periódicos no campus podem, na verdade, estar aplicando um golpe. Essa é a afirmação de Vicente Jorge Coutinho, líder da Equipe Bike da Guarda Universitária. No último dia 29, a GU foi acionada para retirar um vendedor que estava atuando irregularmente na Cidade Universitária. Segundo Coutinho, essa foi uma ação preventiva, evitando possíveis casos de estelionato cometidos pelo “revisteiro”.

“Os ambulantes agem se aproveitando das boas intenções dos clientes, que se interessam pelas assinaturas de revistas. Ao efetuaram a compra através de cartões de crédito, alguns dos revisteiros tiram proveito da situação e debitam uma quantia maior que a necessária. O lesado pela ação só percebe a fraude ao receber a fatura de seu cartão”, diz Coutinho.

Além desses casos, o chefe da Equipe Bike conta que também já conheceu situações dentro do campus nas quais o vendedor, ao ter posse de todos os dados pessoais do comprador, telefonava para a sua casa simulando um seqüestro na tentativa de extorquir a vítima.

Contudo, o problema é que muitos desses casos continuam sem registro. Contatada pelo JC, a Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) afirmou não ter ocorrências de estelionato registradas em seus arquivos.

A GU pode receber a denúncia de estelionato dentro do Campus através do telefone 3091-4222 ou do site da GU: www.usp.br/vigilancia.