Vaza lista do XI de Agosto

Às vésperas do segundo turno das eleições para o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito, vazou em grupos de e-mails uma lista com votos dos alunos mapeados. O levantamento, feito pela chapa Resgate, que pleiteava a re-eleição e venceu o segundo turno, contém nomes de todos os alunos, divididos por “responsáveis” da chapa e comentários como “voto importante – traz namorado”, “não votou, mas é reaça”, “foi voto de cabresto” e “tem de arrastar para votar”.

O presidente da chapa Resgate, Marcelo Chilvarquer, explica que a lista era de apoiadores e votantes e é comum que as chapas façam um mapeamento de votos. O vazamento, porém, é classificado pelo presidente do CA como crime, “se invadiu o e-mail de um dos membros do Resgate e a partir daí essa lista foi repassada”, diz.

A atual gestão prestou queixas na Delegacia de Crimes Virtuais e aguarda resultado de inquérito. “Isso foi feito por alguém com objetivo de prejudicar o Resgate”, afirma Marcelo. O presidente conta que, apesar de a lista ser verdadeira, há a suspeita de que muitos dos comentários polêmicos foram introduzidos depois, já que “houve um lapso entre a obtenção do documento e o dia qu soltaram isso”.

Um representante da oposição que prefere não ser identificado afirma que não sabe “até que ponto teria sido uma manobra do Resgate vazar de propósito, para criar essa situação”. Ele diz que o Resgate se beneficiou da posição de vítima e que “já aconteceu muita coisa suja na disputa pelo poder e pelo CA. Talvez até o próprio Resgate tenha feito coisa pior”, conclui.