Alunos da FD questionam bibliotecas fechadas

Chapa de alunos protesta prazo não cumprido para abertura das bilbiotecas departamentais da Sanfran

No dia 15 deste mês, o Fórum da Esquerda, coletivo político formado por estudantes da Faculdade de Direito (FD), colou cartazes sobre as paredes da faculdade questionando o prazo de abertura das bibliotecas departamentais, que estão fechadas desde o dia 26 de janeiro para mudança.

Os alunos alegaram que, segundo decreto do atual diretor da FD, Antônio Magalhães, as bibliotecas departamentais e circulante estariam funcionando no novo espaço a partir do dia 15 de março. Apenas o prazo da biblioteca circulante foi cumprido. Quanto aos livros das departamentais, eles nem começaram a ser montados no novo prédio.

Pedro Muller, integrante do Fórum da Esquerda, afirma que o projeto de mudança não foi informado aos alunos. “Poderia ser discutido se a biblioteca ficaria lá ou não, mas esse não é o ponto central. O ponto central é a forma como Rodas tomou as atitudes”, diz Pedro.

Alunos prejudicados

Estudantes e docentes alegam que a ausência da biblioteca prejudica a pesquisa na Universidade , um dos três fundamentos básicos, ao lado do ensino e da extensão. Alunos disseram que as disciplinas não disponibilizam todo seu material na xerox da FD, tornando a consulta na Biblioteca indispensável. Uma aluna informou que foi dispensada a leitura de um livro, pois ele só seria encontrado na biblioteca.

Estudantes do quinto ano, que entregariam seu trabalho de conclusão de curso no fim de Agosto, estão se organizando para prorrogar prazos. Os relatórios parciais devem ser entregues em Maio.

Veja os cartazes do protesto

Fórum da esquerda cola cartazes pela Faculdade de Direito, exigindo a abertura da biblioteca.