Venda de alimentos será regulamentada

Lícia Dantas diz aguardar assinatura do projeto (foto: Fabrício Lobel)

A Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) firmou compromisso com um grupo de professores e alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) para que todos os pontos de venda de comida na Cidade Universitária sejam monitorados sob critérios sanitários. A Cocesp ainda pretende regularizar 17 pontos fixos de venda de comida. A regularização deve ocorrer na primeira quinzena de abril.

Os comerciantes que assinarem o acordo de regularização comprometem-se a seguir normas de higiene estabelecidas pela Cocesp. Em troca, receberão uma placa informando os produtos e horários em que estão autorizados a vender, o nome do dono do estabelecimento e um número de registro. A ideia é que o consumidor prefira os pontos de venda que tenham o cadastro.

Caso encontre irregularidades sanitárias dentro de alguma unidade, a Cocesp vai convidar os vendedores de comida para cursos de manuseio de alimentos e notificar a unidade em que estão alocados. Se nada mudar, a Coordenadoria poderá denunciar o ponto à vigilância sanitária e cassar a autorização de funcionamento.

Paralelamente com a fiscalização, será elaborado um banco de dados listando os locais de venda de comida, na forma de um mapa digital.

Vendedores que quiserem abrir novos pontos só serão aceitos quando a USP abrir uma licitação, já obedecendo às novas normas.

Em cada mês de 2009, pelo menos um dos pontos de venda de alimentos da Cidade Universitária foi denunciado à vigilância sanitária do Butantã por falta de higiene.