Carta: reportagem sobre estágio obrigatório

De Carolina Rosignoli

Me chamou muito a atenção a matéria “Estágio: obrigatório ou não?” [publicada em agosto de 2010]. Me senti excluída e não atingida pela matéria. Curso Letras na FFLCH e minha realidade quanto a estágios é semelhante a todos os alunos que fazem bacharelado e licenciatura. Temos que dividir nosso tempo fazendo dois cursos concomitantemente.

A licenciatura pede um estágio por disciplina, o que causa conflitos por termos que dispor de tempo para tal. Tempo este que não pode ser remunerado: isso mesmo. Mesmo nas atividades de regência do estágio, não podemos ser pagos. E, se formos, não contará como estágio.

Trabalho há 6 meses em uma escola pública e não posso empregar minhas horas nessa instituição como estágio. Não posso parar de trabalhar porque preciso me sustentar. Por outro lado, a faculdade (tanto a FFLCH quanto a FEUSP) não incentivam o estágio remunerado, atravancando a situação. Por que tal situação tão comum a todos os alunos da licenciatura foi excluída da matéria?

Carta enviada por Carolina Rosignoli ao Jornal do Campus. Fale com a redação.