Relatório sobre unificação de vestibulares está atrasado

Expirou no último dia 7 de junho o prazo de 60 dias no qual o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Paulistas (Cruesp) havia se comprometido em publicar um relatório sobre um projeto de lei para unificar os vestibulares da USP, da Unesp e da Unicamp. Passadas três semanas desde o fim do prazo, o órgão ainda não se posicionou sobre o assunto.

Segundo a assessoria de imprensa da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp, o texto está em fase de conclusão e não há previsão para o presidente do Cruesp e reitor da Unicamp, Fernando Costa divulgá-lo oficialmente. A assessoria não soube explicar o atraso na liberação do documento e afirmou que a negociação para o fim da greve na USP pode ter desviado a atenção sobre o tema. O chefe de gabinete do deputado Edson Giriboni (PV), autor do projeto de lei, por sua vez, diz que “o ideal é que todos discutam, mas como não há um posicionamento do Cruesp, a votação do projeto pode ocorrer a qualquer momento”.

O relatório a ser publicado pelo Cruesp deve emitir um parecer sobre a viabilidade do projeto e abranger as ações necessárias para uma possível unificação do vestibular das três universidades.

O projeto de lei tramita no Legislativo paulista e, segundo Giriboni, se aprovado, facilitará o acesso dos estudantes de baixa renda à universidade pública por criar apenas uma taxa de inscrição e baratear os custos de locomoção até o local de realização da prova, que passaria a ser uma só.