Cepeusp enfrenta lotação

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) tem registrado superlotações para uso das instalações em horários de pico. Os times da Universidade disputam a reserva dos módulos e das quadras externas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. As atléticas são as que mais sofrem com esta situação. Muitas delas são obrigadas a ter gastos extras com o aluguel de quadras fora da USP.

José Farah, diretor técnico do Cepeusp há seis meses no cargo, afirmou que atendem de forma igualitária o pedido de todos os times. Segundo ele, os espaços são distribuídos mediante os pedidos dos usuários. As solitações são tratadas pela seção de registro de usuário. “Sempre trabalhamos em colaboração com a Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), com a Liga Atlética dos Funcionários da USP (LAFUSP) e com o público em geral. Nunca ninguém deixou de ser atendido por nós. O que ocorre é que existem horários bastante concorridos, em função dos próprios alunos”.

Por outro lado, Paulo Chiappin, atleta e responsável do time de ultimate frisbee da USP, que há mais de três anos ocupa alguns espaços da Praça do Relógio para treinamento, assegura que estão ali mais por opção do que por falta de espaço. “A gente tem no time alguns atletas que não são da USP. Por isso preferimos treinar aqui mesmo”, diz Chiappin. Para ele, além de mais fácil e prático, também é uma forma de fazer propaganda do esporte, que é recente e pouco conhecido no Brasil.