Estação Butantã inaugura sem ajudar uspianos

Funcionamento restrito ao período das 8h às 15h não abrange horário de entrada e saída dos estudantes da universidade (foto: Ana Maria Madeira)

Anunciada pelo go­vernador do Estado de São Paulo para ser inaugurada no pró­ximo dia 28 de março, a estação Butantã da li­nha-4 Amarela do Metrô não ajudará os estudantes da USP. Assim como as demais estações em fun­cionamento atualmente, a Butantã funcionará em horário reduzido, das 8h às 15h, que não abran­ge os períodos matutino e noturno das aulas da universidade.

Para os alunos do perío­do matutino, o Metrô Bu­tantã seria uma alternati­va apenas no horário de saída, caso eles deixassem o campus imediatamente após a aula. No período vespertino, a estação seria uma opção apenas para os alunos que chegassem pontualmente na primei­ra aula, às 14h.

Já no período notur­no, o caso é ainda pior. Nenhum aluno utilizaria o sistema para assistir as aulas do período da noite. É o caso de Danilo Prado Gonçalves, aluno do quar­to ano do curso de Física. Ele mora no bairro de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, e enfrenta 32 quilômetros diariamente. Chega a gastar cerca de 2h30 para chegar na aula e 1h30 (período de menos trânsito) para voltar para casa. “Eu estava com uma puta expectativa, mas esse horário é uma viada­gem (sic)”.

Se pudesse utilizar o Metrô para sair da linha vermelha e ir direto até a estação Butantã, Danilo pouparia cerca de duas horas do seu dia. “Já dei­xei de estudar por causa do tempo que precisei gastar no trânsito. [Essas duas horas] são um tem­po que eu poderia usar para isso”.

Para Luiza Snege, do segundo ano do curso de Letras, a estação também será pouco útil. “Às 8h é o horário que eu tenho que chegar na aula. Esse ho­rário é ridículo”, reclama. Para ela, o novo percurso poderá até ter demanda, mas não de ninguém que vá trabalhar ou estudar na universidade. “Na ver­dade ela [a estação] é boa para quem vai chegar na USP para a segunda aula ou para qualquer outra coisa que não seja aula”, diz a aluna.

A abertura do Metrô Butantã também trará uma nova linha de ônibus que fará o trajeto entre a Cidade Universitária e a estação. Uma segunda linha, provisória, fará o percurso da estação Luz até o Butantã. De acordo com a SP Trans, esta linha de ônibus só será man­tida caso haja demanda pública pelo trajeto. Se constatado o contrário, o percurso será abolido assim que a estação Luz da linha-4 Amarela for inaugurada.

De acordo com o Me­trô, o funcionamento em horário restrito é devido aos testes realizados para a implementação do sis­tema driverless, que dis­pensa condutor durante as viagens de trem. Ainda de acordo com a empresa, estes testes precisam ser feitos sem a presença de passageiros e demandam um tempo maior do que o de manutenção normal do sistema, que dura das 0h às 4h.

Questionada sobre a entrega precoce das esta­ções, a empresa disse pre­ferir entregar um sistema que funcione em horário restrito ao invés de não colocá-lo para funcionar e justificou a opção ci­tando os cerca de 13 mil passageiros que passaram a utilizar a linha amarela desde sua abertura parcial.

Após o fechamento desta edição, o  Governo do Estado prometeu que os trens da linha 4-Amarela passarão a funcionar no horário padrão (das 4h30 às 0h) a partir do segundo semestre deste ano.

Errata

A edição impressa informava incorretamente o horário de funcionamento da Estação Butantã. O texto já foi corrigido no site.