Xico Sá: a crítica bem-humorada

Amigo leitor, amigo universitário, o Jornal do Campus – que em 2011 completa 30 anos de existência – renovou sua redação. Mas diferentemente do competitivo mercado de trabalho, a mudança aqui é cíclica, pois em cada semestre o jornal é feito por uma turma diferente. Aqueles que aqui estão buscam adquirir experiência e faro jornalístico durante um semestre, apurando os principais acontecimentos que envolvem a Universidade de São Paulo.

O Jornal do Campus é, também, um jornal experimental. Cada turma faz sua própria experimentação. A nossa esteve na escolha do ombudsman – pessoa responsável por analisar criticamente o resultado do jornal. Escolhemos para o cargo o jornalist e escritor Xico Sá.

Nascido em 1963 no Ceará, criado em Recife e hoje vivendo na capital paulista, Xico Sá se define como “cabra-macho nordestino impregnado das influências cosmopolitas de São Paulo”.

Boêmio, Xico faz dos bares da Vila Madalena a extensão de sua casa e quiçá de sua vida. Dono de um estilo peculiar de escrita, seu texto leve e bem-humorado faz com que, em suas crônicas de costumes, um pequeno acontecimento do cotidiano se torne uma verdadeira epopeia.

Mas não é apenas esse lado irreverente que se destaca em Xico Sá. O tal “velho tarado por ‘la prensa'”, usando suas próprias palavras, tem em seu currículo ótimas reportagens, como o ‘furo’ no caso PC Farias e a reportagem sobre fraudes em licitações de São Paulo, que lhe rendeu um Prêmio Esso de Jornalismo – o principal da categoria.

Xico Sá é atualmente colunista esportiva da Folha de S. Paulo, participa do programa Saia Justa, da GNT e Cartão Verde, da Cultura. Estreou recentemente o blog “Xico Sá: o cronista, o repórter, o homem, o mito, a fraude”, no site da Folha. Já colaborou com a revista Trip e foi apresentador da MTV. É autor de uma dezena de livros, dentre os quais Divina Comédia da Fama e Modos de Machos & Modinhas de Fêmea.
Você, leitor, também pode contatar o nosso ombudsman. Basta mandar um e-mail para ombudsman.jc[@]gmail.com