Sistema de carona pode facilitar mobilidade de universitários

Ir ou voltar da USP não é fácil para quem depende do transporte público, caminhada ou da boa vontade de amigos com carro. Projetos de mobilidade universitária, porém, prometem mudar isso. Por meio de caronas ou da criação de grupos de bicicleta e táxi, programas online se colocam como alternativas de transporte ao uspiano.

O projeto mais recente é o Campus Aberto (www.campusaberto.com.br), inaugurado no início do ano. O presidente do Instituto Mobilidade Verde, Lincoln Paiva, que viabiliza o projeto, garante a segurança do sistema, “dados como a matrícula e o curso de quem solicitou são enviados para quem oferece a carona”. Assim, o condutor pode exigir que a carteirinha USP seja mostrada. Já o Unicaronas (www.unicaronas.com.br) oferece também transporte de uma cidade à outra. As rotas do site, com cerca de 4 mil uspianos cadastrados, cobrem 310 cidades, inclusive em outros estados. Segundo Guilherme Valente de Souza, um dos criadores do projeto, o usuário deve fornecer um email institucional para comprovar seu vínculo com a universidade.

Na prática

Maria Emília Accioli Nobre Bretan, professora da Facamp e doutoranda em Direito pela USP, utiliza o sistema de carona entre cidades. Depois de anos de uso, ela diz que desenvolveu certas manhas, como sempre perguntar se há bagagem, para evitar lotação. Mas ressalta, “nunca tive problemas em relação à segurança. É legal porque diminui os custos e evita muitos carros circulando”.

Moreno Dias Nunes da Silva é aluno da EACH e se cadastrou no Campus Aberto para tentar carona. Dois usuários tinham itinerário próximo, mas ele não conseguiu contato. Moreno também relata que o site é confuso e que, das 30 pessoas cadastradas no sistema que ele conhece, nenhuma conseguiu carona.